Nota de apoio da ABI ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará


18/12/2023


Nota de apoio da ABI ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará

A Associação Brasileira de Imprensa expressa sua solidariedade e apoio ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e ao seu presidente, Rafael Mesquita, diante da onda de ataques virtuais que a entidade e seu representante máximo sofreram, neste domingo (17/12), por parte da milícia digital ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A onda de ataques se deu após a emissão de nota, pelo Sindjorce, neste sábado (16/12), em que o Sindicato repudiou a recente decisão de 20 vereadores de conceder o título de cidadão de Fortaleza ao ex-presidente, por iniciativa do vereador Julierme Sena, em votação realizada no dia 12 de dezembro. Em nota pública, o próprio Rafael Mesquita se manifestou sobre o ocorrido e reafirmou o conteúdo emitido pela entidade que preside (confira a íntegra no link https://blogdoeliomar.com/desonra-cidada-reafirmo-bolsonaro-nao-e-cidadao-de-fortaleza/).

A ABI se soma às e aos jornalistas cearenses e à sua entidade representativa diante do que a própria nota do Sindjorce expressou: “É ultrajante para os jornalistas do Ceará que Bolsonaro seja homenageado na capital de nosso estado, especialmente considerando que ele é o maior violador de direitos dos jornalistas no país. Ao longo de quatro anos, o ex-presidente representou a maior ameaça ao exercício da liberdade de imprensa, conforme indicado pelos números do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, elaborado pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas). De 2019 a 2022, ele realizou 570 ataques a veículos de comunicação e aos jornalistas, numa média de 142,5 agressões por ano. Um ataque a cada dois dias e meio.”

A ABI permanecerá atenta aos desdobramentos do caso e, mais ainda, em sintonia com os interesses das e dos jornalistas e da sociedade fortalezense.

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2023

Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI