Livro discute os 10 anos de implementação da Lei de Cotas no Brasil a partir da comunicação


28/06/2024


O livro Dez anos de ações afirmativas no Brasil: abordagens comunicacionais será lançado sábado, 29 de junho, às 10 horas, no Instituto Pretos Novos. A obra, com 293 páginas, publicada pela Editora Telha (RJ), reúne 13 artigos e uma entrevista, organizados em 3 partes: I Formação, autonomia e resistência; II Branquitude, privilégio e reparação; III Mídia, experiência e movimentos.

A obra foi pensada a partir das discussões realizadas pelo Grupo de Pesquisas Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico, vinculado à Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, diante das graves ameaças que a Lei de Cotas, 12.711/2012, vinha sofrendo.

As reflexões sobre os 10 anos da oficialização da Lei, abordam a interface entre sociedade, comunicação e relações raciais e contou com a parceria do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade que atua pelo direito humano à comunicação e produz análises da relação entre mídia e racismo no país.

O E-book já pode ser baixado gratuitamente no site da Editora Telha.

Outros lançamentos

Além do Rio de Janeiro, o livro será lançado em Salvador, no dia 11 de julho, às 18h30, no Cepaia – Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que está apoiando e recebendo o lançamento. No dia 8 de agosto será lançado no Sesc, em São Paulo.