01/03/2023
Por Marcos Gomes, presidente da Comissão de Igualdade Étnico-Racial
A Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa se solidariza com o ativista de Direitos Humanos, Mamadou Ba, dirigente do #SOSRacismo, que é alvo da justiça portuguesa, por suspostamente difamar o líder nazista, Mário Machado, conhecido por seu envolvimento na morte do jovem negro de origem caboverdiana, Alcindo Monteiro, em Lisboa, em1995.
Mamadu Ba que já foi absolvido em 3 processos mas será julgado entre os dias 11 de abril e 10 de maio, “no âmbito do processo movido por Mário Machado”, também é membro da luta antirracista global.
O ativista luso-senegalês, Mamadou Ba esteve no Rio de Janeiro onde foi recebido, na última quinta-feira (23/02), por intelectuais, líderes políticos, religiosos, artistas e acadêmicos, para refletir sobre os avanços e retrocessos na luta antirracista.
A mobilização mundial em defesa do ativista Mamadou Ba, “visa promover e assegurar a dignidade humana, em todos os lugares e lutar contra todas as formas de intolerância e opressão”, conforme afirmou o Babalawô Ivanir dos Santos, coordenador do Observatório das Liberdades Religiosas do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (OLR/CEAP).