ABI adere à campanha para que dia da morte de Herzog seja oficializado como Dia Nacional da Democracia


03/10/2023


O presidente da ABI, Octávio Costa, em resposta ao convite do Instituto Vladimir Herzog, confirmou a adesão da ABI à campanha pela oficialização do Dia Nacional da Democracia, a ser celebrado em 25 de outubro, data do assassinato de Vladimir Herzog nas dependências do DOI-Codi, na rua Tutoia, em São Paulo. A decisão de se unir à homenagem a Herzog, símbolo da democracia e da liberdade de imprensa, foi tomada pela diretoria da ABI, em voto unânime.

O comvite para a adesão da ABI à campanha foi feito, por ofício, pelo diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, Rogério Sottili.

“A busca pela verdade sobre o assassinato de Vladimir Herzog se confunde com o longo e árduo trabalho de restabelecer a ordem democrática no nosso país. Mais do que isso, a morte de Vlado constitui um marco decisivo, de virada e catalisador do processo de redemocratização do Brasil. Diante daquele crime bárbaro, ultrajada em seu espírito mais essencial, a sociedade se levantou contra o arbítrio e a prática da violência por parte do Estado. As bases da ditadura começaram a perder sustentação. A abertura política passou a ser esboçada”, diz o ofício.

“Não por acaso, diversos setores da sociedade brasileira têm adotado, de forma contínua e espontânea, o dia 25 de outubro – data em que Vladimir Herzog foi assassinado – como o Dia Nacional da Democracia”, acrescenta.

“Tendo em vista a centralidade do exercício jornalístico na vida e obra de Vladimir Herzog, a adesão da Associação Brasileira de Imprensa, que ocupa papel importantíssimo na luta por liberdade de expressão no país, será de enorme valia para esta campanha de valorização e memória do Vlado e de todos aqueles que morreram lutando pela nossa democracia”, conclui.

Assine a petição clicando aqui.