29/10/2024
No próximo dia 08 novembro, a partir das 16h, a sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) abrigará, no auditório do 7º andar, o lançamento da edição 2025 do livro-agenda Latino-americana Mundial, que, para esse ano, traz como tema “Cultura da paz – Não-violência e juventudes”.
O evento contará com a presença do Frei José Fernandes, frade dominicano, que virá de Goiânia representando a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, entidade responsável pela edição brasileira do livro-agenda. Estará também presente a teóloga Rose Fernandes, que tem texto publicado na obra a ser lançada.
A necessidade de políticas públicas voltadas para jovens será um dos objetos de reflexão no evento com uma fala do deputado federal Reimont. Haverá ainda a participação, com voz ativa, de representantes da juventude. Na ocasião, ouviremos Priscilla Ribeiro, ecoteóloga feminista, integrante do grupo Sementes da Democracia.
O que é a Agenda Latino-americana?
A Agenda Latino-americana Mundial é um projeto político-pedagógico, concretizado em um livro-agenda, criado em 1992, por Pedro Casaldáliga, bispo, comunicador e poeta, e pelo teólogo José Maria Vigil, para auxiliar na caminhada de libertação dos povos. Fruto de um esforço coletivo e inserida no movimento chamado altermundialista, que acredita num outro mundo possível, ela desenvolve também um trabalho de comunicação popular.
A Agenda chega a 2025 sendo publicada em cinco línguas e vinte países, incluindo o Brasil. Visando, como todas as edições anteriores, estimular uma consciência e uma atuação alternativas, esta nova edição traz como proposta a cultura da paz, convocando em especial as juventudes para a construção de um mundo guiado pela não-violência.
Mesmo no mundo digital, anotar compromissos no papel ainda é o hábito de muita gente. Mas quem é ligado à educação popular e engajado em movimentos sociais tem, com esse livro-agenda, uma experiência que vai muito além: pode usufruir de leituras inspiradoras e ganha um companheiro de missão.