A conspiração da Lava Jato: o jogo político que comprometeu o futuro do país


04/10/2024


O jornalista Luis Nassif fez uma análise cronológica e aprofundada da Operação Lava Jato e dos seus desdobramentos para escrever o livro A conspiração da Lava Jato: o jogo político que comprometeu o futuro do país.

Nassif utilizou como base as informações apuradas e divulgadas pelo Jornal GGN desde 2005 até a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023. Ele defende a tese que a Laja Jato não foi apenas uma mera operação, conduzida de forma medíocre e inescrupulosa, mas sim uma ação impulsionada inicialmente pelos grupos de mídia e sustentada a partir do apoio e da complacência de uma série de instituições de setores relevantes da sociedade.

A obra disseca o lavajatismo ao interliga-lo a fenômenos como a revolução das comunicações, o avanço da ultradireita e do crime organizado, sendo estes os precursores do bolsonarismo e da crise da democracia que levaram um país “a perder a visão de futuro”.

“Como um rio caudaloso, por vezes espraiado ou percorrendo afluentes e córregos, a trama contada por Luís Nassif é rebuscada, cheia de personagens e fatos pesquisados ao longo de 25 anos de trabalho e, apesar das torrentes de informações, segue o leito e desagua num oceano de conspiração como obra de uma elite oportunista e entreguista.” (CAROL PRONER)

“Refletir sobre os dez anos passados desde o início da Operação é tentar entender como o país foi cooptado por um pequeno grupo de agentes, que – com intenções escusas e de cunho eleitoral – manipularam a opinião pública e fizeram milhões de brasileiros acreditarem que Sérgio Moro e seus asseclas “salvariam” o Brasil da corrupção. Uma espécie de jus-messianismo com pés de Curupira.” (LENIO STRECK)

O lançamento será no próximo dia 10/10, a partir das 18h, com um bate papo entre o autor, os jornalistas Octavio Costa e Hildegard Angel, e os engenheiros Francis Bogossian e Olympio Alves dos Santos, presidentes do Clube de Engenharia e do Sindicato dos Engenheiros, respectivamente.

A assinatura dos autógrafos será animado com uma roda de chorinho comandada por Luis Filipe de Lima.

O evento é uma ação da ABI, com apoio do Clube de Engenharia e o Sindicato dos Engenheiros.