Zumbi nos 50 anos do ABI cineclube Macunaíma


24/03/2023


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Neste sábado, 25, a ABI sedia o lançamento do filme Zumbi, Quilombo dos Palmares, do diretor Lula de Oliveira. Será às 19h30 no auditório do nono andar, aberto ao público com entrada gratuita.

“O filme não trata de cores humanas, trata de seres humanos”, define o autor, roteirista e diretor Lula de Oliveira que entrega ao público o documentário- drama e ficção resultado de vasta e consistente pesquisa sobre o período colonial brasileiro. “Minha intenção com este filme é deixar que o público tire as próprias conclusões sobre os acontecimentos dos séculos passados e o presente século XXI”, diz Lula.

Zumbi, Quilombo dos Palmares é um filme autoral, “ docdrama e docuficção surrealista entre o passado e o presente”, no qual Lula de Oliveira libera e materializa a imaginação em atores e atrizes transportados para o período da escravatura com a missão de constatar os fatos entre a verdade documental e a criação de alguns historiadores. Um dos protagonistas é o tetraneto de Zumbi, José Mendes Ferreira Geleju Adelabu III que se apresenta como juiz do Tribunal da consciência, grande audiência formada para julgar a discriminação, o racismo, o feminicídio, a pedofilia, a ditadura e outros temas que têm origem no ódio e na intolerância. O Tribunal da consciência tem a peculiaridade de promover o único julgamento do mundo que não terá advogado de defesa.

O docudrama é narrado em seis histórias e tem cenas gravadas no Palacio Real da Freguesia do Ó, em São Paulo, residência do tetraneto de Zumbi, o único rei negro do Brasil e terceiro rei da família Geleju, a mais tradicional da Nigéria e uma das mais importantes da África.

No elenco, entre outros, participação especial de Flávio Galvão e Selminha Sorriso. Em abril, Zumbi quilombo dos Palmares será lançado em Portugal.