Washington Post adota Instant Articles para publicar conteúdo no Facebook


Por Claudia Sanches

25/09/2015


facebookAppApós quatro meses de seu lançamento em maio deste ano, o The Washington Post é o novo parceiro do Facebook a adotar a ferramenta Instant Articles, no qual os veículos publicam suas notícias diretamente na rede social, sem a necessidade do usuário acessar outro link. Com a medida, o veículo se uniu a The New York Times, The Guardian, BBC e BuzzFeed, primeiros a investir na rede social como plataforma de publicação de notícias.

De acordo com o El País, sem grandes resistências da mídia tradicional, o Facebook avança com a pretensão de se tornar uma empresa de veículos de comunicação.

Na última terça-feira (22/9), o Facebook apresentou a expansão do Instant Articles. Aderiram à ferramenta veículos como The Huffington Post, Time Inc., Mashable, Business Insider, Vox Media, Gannett e CBS Interactive.

Os leitores agora terão acesso direto às notícias desses veículos usando o aplicativo móvel do Facebook. Só o Washington Post fornecerá cerca de 1.200 artigos.

Embora os editores possam escolher o que publicar no Instant Article, Fred Ryan, diretor executivo do jornal, explica que o Post optou não estabelecer limite à quantidade de conteúdo distribuído pelo Facebook.

Jornais brasileiros já debatem adesão

Segundo a Folha de S.Paulo, grandes veículos de comunicação do país, como EstadãoO Globo e a própria Folha já discutem a iniciativa com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ). A principal resistência contra a medida seria a possibilidade de o Facebook ganhar uma “importância exagerada”.

“O risco é que o Facebook se torne uma camada privada da internet”, disse o diretor de conteúdo do Estadão, Ricardo Gandour, durante o 10° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A adaptação às mídias digitais e a crise econômica são apontadas como barreiras para que a parceria dê certo.