Morrem 20 jornalistas em acidente aéreo na Colômbia


29/11/2016


 

A Associação Brasileira de Imprensa divulgou Nota Oficial sobre a tragédia que levou a vida de 21 jornalistas e integrantes do time da Chapecoense, no acidente aéreo, que ocorreu em  Medellín, na Colômbia. A entidade solidariza-se com as famílias das vítimas, decreta luto de três dias e convida para a missa que será realizada hoje, terça-feira, às 18h30, no Cristo Redentor.

 

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2016.

                                                                                                   NOTA OFICIAL

A Associação Brasileira de Imprensa manifesta profundo sentimento de pesar pela morte dos integrantes da equipe de futebol Chapecoense, da sua comitiva oficial e dos 21 jornalistas que acompanhavam o time catarinense. A ABI solidariza-se com as famílias das vítimas e decreta luto de três dias diante dessa tragédia que comoveu o País.

A Entidade convida amigos, parentes dos jornalistas e dos jogadores que faleceram nesse acidente aéreo para a missa que será realizada hoje, terça-feira, às 18h30, no Cristo Redentor. A cerimônia religiosa será celebrada pelo Padre Omar, reitor do Santuário. O monumento será iluminado com as cores verde e branco da equipe Chapecoense de Futebol. Uma faixa preta projetada sobre a imagem do Cristo simbolizará a dor, o luto e o sentimento da perda de todos aqueles que foram alcançados por essa fatalidade.

Domingos Meirelles
Presidente da ABI


Tragédia

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29). Segundo autoridades colombianas, são 76 mortos e seis sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Os seis sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e os comissários de bordo Erwin Tumiri e Ximena Suarez.

A prefeitura da cidade de Chapecó declarou luto.

O goleiro Danilo também tinha sido resgatado com vida, mas morreu no hospital.

O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

rafael-henzel

O radialista sobrevivente Rafael Henzel (Foto: Reprodução)

Rafael Henzel, único profissional de imprensa sobrevivente

O único profissional de imprensa sobrevivente, Rafael Henzel, de 43 anos, trabalha na rádio Oeste Capital, em Chapecó. De acordo com a diretora Luciana Lange, o hospital onde ele está internado entrou em contato com a emissora para informar que ele está em situação estável. Ele teria fraturado uma perna e uma costela.

O jornalista já foi repórter da RBS TV em Santa Catarina e da TV Rio Sul, em Volta Redonda (RJ).

VEJA A LISTA DE PASSAGEIROS E TRIPULANTES DO AVIÃO

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

O acidente

alan-luciano-ruschel

O jogador Alan Ruschel, atendido no hospital na Colômbia (Reuters)

O voo que transportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave  perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.

Dessa tripulação, 21 eram profissionais de imprensa. O único sobrevivente foi o jornalista Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital, que foi levado ao Hospital San Juan de Dios.

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín levava a bordo 22 jornalistas que iriam cobrir a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional de Medellín. De acordo com informações das autoridades colombianas, Rafael Henzel, repórter da Rádio Oeste Capital FM, foi resgatado com vida e encaminhado para o hospital.

Veja abaixo a lista com os que estavam no voo:

– Victorino Chermont (FOX)
Repórter, tinha 43 anos e estava na Fox Sports. Trabalhou na Rádio Globo e SporTV.

– Lilacio Pereira Jr. (FOX)
Aos 48 anos, Lilacio era conhecido por Jumelo. Tinha a função de coordenador de transmissões externas.

– Rodrigo Santana Gonçalves (FOX)
Rodrigo era repórter cinematogrático da emissora. Tinha 35 anos.

– Devair Paschoalon (FOX)
Narrador da Fox Sports, tinha 51 anos e nasceu em Monte Aprazível, São Paulo. Começou narrando por emissoras do interior até chegar à extinta TV Manchete, no início dos anos 90. Em 1995 foi para o SporTV e ficou até 2004. No ano seguinte, foi para a CBN e estava desde o início de 2016 na Fox.

– Paulo Julio Clement (FOX)

O jornalista Paulo Julio Clement, 51 anos, que atualmente estava no Fox Sports, havia trabalhado no Sistema Globo de Rádio como diretor de esportes. Na imprensa escrita, passou também pelos principais jornais do Rio de Janeiro, como O Globo, como repórter, e Jornal do Brasil, como editor de Esportes. Também trabalhou no Marca Brasil, como editor.

– Guilherme Marques (TV Globo)
Completou 28 anos no último dia 25 de novembro. Estudou na Escola Parque e se formou em jornalismo pela PUC Rio. Foi estagiário do GloboEsporte.com e passou pela TV Brasil antes de voltar à Globo em 2013 para trabalhar como repórter esportivo da TV.

– Guilherme Van der Laars (TV Globo)
Completou 43 anos no último dia 20 de novembro. Trabalhou no LANCE! e no Jornal Extra antes de se tornar produtor esportivo da TV Globo. Trabalhava na equipe do ”Esporte Espetacular”. Deixa dois filhos e a esposa grávida do terceiro.

– Ari de Araújo Jr. (TV Globo)

– Laion Espíndola (GloboEsporte.com)
Nascido em 23 de outubro de 1987, Laion era jornalista do GloboEsporte.com. Antes, trabalhou nos jornais O Sul e Correio do Povo. Também passou pelo Grupo RBS, todos em Porto Alegre. Atuava como setorista da Chapecoense há dois anos.

– Giovane Klein Victória (RBS)
Repórter da RBS TV, o jornalista tinha 28 anos. Havia trabalho também na TV Pampa, em Porto Alegre.

– André Podiacki (RBS)
Natural de Florianópolis, André era repórter do jornal Diário Catarinense desde 2011. Tinha 26 anos e atuava como setorista da Chapecoense.

– Bruno Mauri da Silva (RBS)
Técnico de externas, estava na emissora desde 2012. Atuou ainda como operador técnico. Tinha 25 anos.

– Djalma Araújo Neto (RBS)
Aos 35 anos, era repórter cinematográfico da RBS TV. Tinha 13 anos de empresa. Deixa dois filhos, de 5 e 12 anos.

– Gelson Galiotto (Rádio Super Condá)
Ivan Carlos Agnoletto (Rádio Super Condá)
Fernando Schardong  (Rádio AM)
– Douglas Dorneles (Rádio Chapecó)
Edson Ebeliny (Rádio AM)
Jacir Biavatti (Rádio AM)
Renan Agnolin (Rádio FM)
Rafael Henzel (Rádio FM)