Por Edir Lima
20/05/2016
O Instituto Vladimir Herzog abriu inscrições para a edição de 2016 do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. A premiação busca incentivar jovens estudantes de Jornalismo a elaborar e desenvolver pautas jornalísticas relacionadas a direitos humanos. O tema escolhido para este ano de 2016 é “A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”.
A intenção é incentivar a criação de pautas e reportagens sobre a importância da atenção a ações de planejamento familiar e proteção à maternidade e à infância diante desse complexo cenário de epidemia e incertezas científicas. Busca também colaborar com a discussão sobre a autonomia reprodutiva das mulheres e a necessidade urgente de políticas sociais voltadas para as singularidades dos cuidados das crianças com síndromes neurológicas associadas ao vírus zika.
As inscrições vão até o dia 12 de junho e são realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br. A participação pode ser individual ou em equipes de até três estudantes. Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes. Além disso, os estudantes precisam especificar o tipo de veículo para o qual a matéria será produzida.
Os estudantes ou equipes selecionados deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de julho e outubro de 2016 sob a orientação de um professor-orientador, assim como a de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. As matérias finalizadas deverão ser entregues até 08 de outubro.
Para baixar a íntegra do regulamento, clique aqui.
Informações e inscrições: www.jovemjornalista.org.br