06/05/2009
Dom Eugenio Sales |
Uma grande festa de celebração do social. Assim foi a entrega da premiação “Personalidade Cidadania 2009”, uma promoção da Folha Dirigida, da Associação Brasileira de Imprensa e da Unesco, realizada na última terça-feira, dia 5, no salão nobre da sede social do Jockey Club Brasileiro.
No total, dez pessoas e três instituições ligadas à área da cidadania foram eleitas por um colégio eleitoral formado por diversos segmentos da sociedade. Mais de quatro mil votos foram computados para chegar aos nomes.
Maurício Azêdo |
Entre as instituições, foram eleitos o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro e a organização Pró-Saber.
Entre os brasileiros que se destacaram na função de exercer o seu lado cidadão, foram eleitos o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi; o jurista Célio Borja; o Arcebispo Emérito do Estado do Rio de janeiro, Dom Eugenio Sales; o pedreiro Evando dos Santos; o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso; o empresário Israel Klabin; o coordenador do AfroReggae, José Júnior; o empresário Orlando Diniz; o arquiteto Oscar Niemeyer e o Governador Sérgio Cabral.
A Associação Brasileira de Imprensa foi convidada a entregar o prêmio ao arquiteto Oscar Niemeyer, que foi representado na cerimônia pelo bisneto Paulo Sérgio Niemeyer, que também é arquiteto. Paulo Niemeyer arrancou risos dos convidados, pela brevidade do pronunciamento de agradecimento em nome do seu bisavô:
— O meu bisavô pediu para dizer a vocês muito obrigado.