Times processa polícia de NY


04/01/2011


O The New York Times entrou na Justiça contra o Departamento de Polícia de Nova York, que, de acordo com o jornal, vem descumprindo a lei estadual que regula os pedidos de informação. 

No processo, o NYT cita quatro casos em que solicitações de informação de seus repórteres foram negadas ou respondidas com atraso.
 
“Nos dois últimos anos, estamos cada vez mais preocupados com a crescente falta de transparência na Polícia de Nova York”, disse David E. McCraw, Vice-Presidente e Conselheiro-geral adjunto da New York Times Company. “A informação que antes era liberada agora é retida. As respostas que antes eram dadas rapidamente agora levam meses”. 

Os quatro casos mencionados no processo se referem a pedidos de informação sobre crimes, portes de armas, relatórios de delito e acompanhamento das solicitações de acesso à informação, segundo o site de notícias do Yahoo, The Cutline.
 
Em 2009, o NYT processou o Conselho Municipal de NOva York por negar acesso à informação. Posteriormente, o jornal foi informado de que as informações custariam cerca de US $ 4,3 mil. O Conselho e o diário chegaram a um acordo, segundo o qual os dados solicitados custariam US$ 700, de acordo com o New York Observer.
 
Paul Browne, porta-voz do Departamento de Polícia de NY, comentou que, com base em uma análise preliminar do processo do Times, não há base legal para o litígio. “Esses pedidos estão sendo processados pela Polícia de Nova Iorque em conformidade com o direito de controle. Não concordamos com a interpretação do jornal que consta nos documentos que recebemos.”

*Com informações do Knight Center for Journalism e NYT.