05/04/2021
Por Cristina Serra, conselheira da ABI.
A autora trabalhou nos principais jornais brasileiros e desde a década de 1980 se dedica à cobertura do programa nuclear. Tânia Malheiros publicou dezenas de “furos”, como o vazamento de radiação na usina nuclear Angra I, no litoral do Rio de Janeiro, e a existência das contas secretas no Banco do Brasil, destinadas a um programa nuclear paralelo, que poderia levar o Brasil a fabricar a bomba.
As reportagens e livros da autora sobre o assunto abriram um debate na sociedade sobre os custos do programa nuclear e os riscos humanos e ambientais envolvidos. O e-book traz informações novas e exclusivas sobre os planos do governo Bolsonaro no setor. A autora também mantém um blog, onde publica informações e entrevistas com especialistas sobre o uso da energia nuclear no Brasil.
Na entrevista, Tânia Malheiros também falou da sua carreira musical. Ela é cantora, compositora, produtora de shows e tem dois CDs gravados. Tânia falou das suas parcerias musicais, seu repertório e sua paixão pelo samba. O “ABI Ambiental” estará disponível na plataforma a partir das 18h de 5 de abril.