27/08/2019
No final do mês de julho, a Receita Federal determinou o bloqueio da conta bancária da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), impossibilitando o pagamento dos funcionários da Casa, bem como das despesas rotineiras.
Tal situação foi resultado da forma negligente e irresponsável pela qual o antigo presidente, Domingos Meirelles, dirigia a entidade, manchando de forma vergonhosa a história da ABI.
Diante desta grave realidade, que envolve a subsistência dos funcionários e de suas famílias, a Diretoria decidiu iniciar uma campanha, a SOS ABI, no sentido de conseguir os recursos para o pagamento dos salários, o mais breve possível.
Ao mesmo tempo, um mandado de segurança já foi impetrado para o desbloqueio da conta e a regularização da situação fiscal da Casa do Jornalista.
A Diretoria conclama a todos que respeitam a importância histórica da ABI, em especial os jornalistas, para contribuírem, na medida de suas possibilidades, para o levantamento dos recursos necessários ao pagamento dos funcionários.
Para as doações, a Diretoria da Associação abriu uma conta específica, no Banco Santander, Agência nº 3140 – Rio-Graça Aranha, Conta Corrente nº 01.093974-5, sob a responsabilidade do presidente Paulo Jeronimo (CPF 032.936.967-91) e do diretor Econômico-Financeiro Marcus Miranda.
A ABI conta com a sua ajuda e, desde já, agradece!
SAIBA MAIS:
Em 27 de fevereiro último, a Receita Federal tornou inapto o CNPJ da ABI, em consequência da omissão de declarações. Ou seja, a Entidade não havia apresentado declarações obrigatórias devidas, de acordo com a legislação.
Durante quatro meses, até a eleição da nova Diretoria, a administração comandada por Domingos Meirelles omitiu-se e, de forma negligente e irresponsável, não fez nenhum movimento no sentido de resolver a situação. Apesar de a Entidade pagar advogado e uma assessoria contábil.
No início de julho, embora a Diretoria ainda estivesse buscando cumprir exigências cartoriais para a sua formalização legal, o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, juntamente com o diretor Econômico-Financeiro, Marcus Miranda, estiveram na Central de Atendimento ao Contribuinte, da Receita Federal, em Laranjeiras, em busca de encontrar solução para a inaptidão do CNPJ.
No entanto, a tentativa resultou infrutífera, pois, sequer tínhamos representação legal da Entidade, e a Receita Federal, em 31/7, determinou o bloqueio da conta bancária da ABI.
DOAÇÕES PARA:
Paulo Jeronimo – presidente (CPF 032.936.967-91) e/ou
Marcus Miranda – diretor Econômico-Financeiro
Banco Santander, Agência nº 3140 – Rio – Graça Aranha
Conta Corrente nº 01.093974-5