18/01/2022
A Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA e Diretoria Regional do Tapajós (DRTap) do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA) manifestam solidariedade aos profissionais de comunicação dos Portais “Tapajós de Fato – TdF” e “Jeso Carneiro – JC” que sofreram ataques, após veiculações de matérias investigativas.
O portal “Tapajós de Fato” denunciou a venda ilegal e especulação minerária de terras em um assentamento na região Oeste do Pará, em Santarém, o PAE-Lago Grande. Enquanto, o blogueiro Jeso Carneiro sofreu ataques de injúria e difamação após publicar a terceira matéria sobre atentado na madrugada de 16 de dezembro contra Tiago Araújo, ex-assessor do Prefeito de Mojuí dos Campos (PA) Marco Antonio Lima (MDB).
Os casos foram repassados à Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA que orienta os profissionais a registrarem formalmente as denúncias na Polícia Civil para que sejam acompanhados pelas autoridades competentes.
Os ataques aos profissionais de comunicação representam graves ameaças, tanto à democracia, como à liberdade de informação e expressão. Cerceamentos da liberdade de imprensa serão combatidos.
Diretoria Regional do Tapajós do Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (DRTap Sinjor-Pa)
Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA
Belém-PA e Santarém-PA, 21 de dezembro de 2021.