14/12/2022
Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI
O município de Maricá, na região dos Lagos do Rio de Janeiro, promove nesta quarta-feira(14) o I Seminário Samba & Carnaval com o objetivo de consolidar a indústria criativa e fomentar o emprego. O encontro tem como eixos temáticos O panorama do Carnaval no estado do Rio, A importância da indústria do Carnaval para o desenvolvimento de Maricá e Ritos e Identidades – A história do Carnaval em uma perspectiva antropológica, social e cultural. De acordo com o prefeito Fabiano Horta, “o carnaval é desenvolvimento econômico, o impacto na geração de empregos está em constante crescimento ao longo dos últimos anos e inúmeras são as profissões que atuam durante todo o ano nesta festa da cultura popular”.
Participam do encontro a Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Ribeiro, e o diretor Cultural da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e da Federação Nacional das Escolas de Samba – FENASAMBA, Luiz Carlos Magalhães, entre outros, que vão debater propostas para o projeto de realização de cursos profissionalizantes na área. Com o tema Carnaval Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro, traduzindo saberes, fazeres, identidade e memória coletiva, o evento homenageia o cantor e compositor Claudinho Guimarães, compositor de sambas famosos como “Quando a Gira Girou”, consagrado na voz de Zeca Pagodinho. Guimarães morava em Marica onde faleceu em 2020. Outra homenageada é a sambista Beth Carvalho que também tinha casa na cidade, no bairro Cordeirinho, e morreu em 2019.
O Seminário é promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Codemar. “O grande evento que é o Carnaval não é apenas entretenimento e, sim, geração de renda para inúmeras famílias. A mão de obra não precisa, necessariamente, ficar na cidade do Rio. Maricá vai se tornar um polo de profissionais capacitados para atuação na área”, ressaltou o presidente da Codemar, Olavo Noleto.
O I Seminário Samba & Carnaval de Maricá acontece das 9h às 18h, no auditório do Banco Mumbuca, rua Pereira Neves, 30 – Centro da cidade.
Programação: