05/09/2017
Estão abertas até 13 de setembro de 2017 as inscrições para a 3ª edição do curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal, promovido pelo Projeto Repórter do Futuro e pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O módulo ocorre de 30 de setembro a 11 de novembro, sempre aos sábados, na sede do IDDD, em São Paulo. Estudantes de jornalismo de todo o Brasil são convidados a participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste link.
Nas aulas, serão abordados temas como cobertura midiática criminal, funcionamento da justiça criminal brasileira, Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos, Lava Jato, entre outros. Em todos os encontros, os estudantes passarão por palestras, conferências e coletivas de imprensa. Também escreverão texto sobre o tema da aula nas 72 horas seguintes.
O objetivo é sensibilizar os futuros jornalistas para a importância do respeito às garantias fundamentais individuais na cobertura de casos criminais, segundo o diretor do IDDD e responsável pelo curso, Rodrigo Nascimento Dall’Acqua.
Ao todo, serão selecionados 20 participantes para o curso. A seleção será em 16 de novembro, em encontro que tratará do sistema penitenciário no Brasil. Os candidatos deverão realizar um teste que visa a avaliar o perfil de cada um, identificando quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.
No dia 16, estarão presentes o egresso do sistema carcerário e graduado em psicologia Emerson Ferreira e a egressa do sistema carcerário e vendedora Carolyne Wanjiru. A mediação será de Hugo Leonardo, vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP. Ao fim do dia, os estudantes também poderão participar de experiência em realidade virtual que simula cela de 3m² superlotada com 25 presos. A experiência faz parte da campanha “Encarceramento em massa não é Justiça”, promovida pela Rede Justiça Criminal, que o IDDD integra.
Após as inscrições, os estudantes selecionados deverão assinar, no ato da matrícula, um pacto de reembolsa, junto com um cheque no valor de R$ 937,00. O curso estabelece que o cheque não será descontado se o estudante participar de todos os encontros, redigir todos os textos, agendar e comparecer a ao menos um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso e publicar um dos textos produzidos em veículo com editor responsável. Após o encerramento do módulo, quem cumprir com todos os critérios receberá de volta o cheque e um certificado de conclusão.
O anúncio dos selecionados acontece em 25 de setembro, nos sites da Oboré, do IDDD e da Abraji. Já as matrículas serão em 28 e 29 de setembro, na sede da Oboré.
Programação
Encontro de seleção | 16/09 – 09h às 12h30
Tema: Sistema penitenciário: por dentro dos presídios
Palestrantes: Emerson Ferreira (egresso do sistema carcerário, graduado em psicologia) e Carolyne Wanjiru (egressa do sistema carcerário, vendedora)
Mediação: Hugo Leonardo (vice-presidente do IDDD e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP)
Local: Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) – Viaduto Jacareí, 100, 1º subsolo – Bela Vista, São Paulo/SP
Roda de conversa | 30/09 – 09h às 11h
Tema: A construção do noticiário criminal crítico: técnicas de reportagem
Palestrante: Fausto Salvadori Filho – Repórter da Ponte Jornalismo
Local: IDDD
1º encontro | 30/09 – 13h às 17h
Tema: Funcionamento da Justiça criminal brasileira: engrenagens e gargalos
Palestrante: Marcelo Feller – Advogado criminalista
Local: sede do IDDD
2º encontro | 07/10 – 09h às 13h
Tema: Por dentro da Lava Jato: delação premiada, condução coercitiva e prisão provisória
Palestrante: Valeska Teixeira Zanin Martins – Advogada criminalista
Local: sede do IDDD
3º encontro | 21/10 – 09h às 13h
Tema: Tribunal do Júri e julgamentos midiáticos
Palestrante: Alberto Zacharias Toron – Advogado criminalista, professor da FAAP
Local: sede do IDDD
4º encontro | 28/10 – 09h às 13h
Tema: O que vi e vivi: a evolução da cobertura midiática criminal
Palestrante: Antônio Claudio Mariz de Oliveira
Encerramento | 11/11 – 09 às 13h
Avaliação do curso e entrega de certificados