15/03/2010
O jornal O Estado de S. Paulo estreou neste domingo dia 14, projeto de reformulação gráfica na versão impressa e no portal Estadao.com.br. Mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação, O Estado de S. Paulo foi fundado em 1875 com o nome de A Província de São Paulo por um grupo de republicanos que pregava o fim da monarquia e defendia a abolição da escravatura.
A reforma comemora os 135 anos do veículo, completados neste ano, e consolida a convergência entre as mídias do Grupo Estado, que conta com mais de 700 jornalistas, dois jornais diários, uma sede, duas sucursais (Rio de Janeiro e Brasília), uma emissora de rádio (com mais de 30 emissoras afiliadas ou sindicadas), uma agência de notícias (a primeira a ser inaugurada no Brasil), correspondentes no Brasil em no Exterior.
A reformulação incluiu mudanças no layout, logotipo, cor e no brasão Ex-libris, símbolo do cavaleiro anunciando as notícias do dia. Foram criados novos cadernos, suplementos e seções. O jornal pretende dar maior ênfase à análise da informação, reunindo cerca de 80 colunistas e articulistas no total.
—O jornal será mais analítico, agradável e próximo da vida do leitor. Os novos elementos gráficos traduzem essa intenção e afetam diretamente a maneira de produzir e editar as informações. Permitem que a notícia seja apresentada de forma mais elaborada, indo além do texto principal e de seu desdobramento. Para nos aproximar do leitor e traduzir melhor o que ocorre no mundo, devemos produzir um jornal em que a informação proporcione diferentes ritmos de leitura e venha sempre acompanhada de contexto e, quando for o caso, da explicação das consequências do fato, explica Ricardo Gandour, Diretor de Conteúdo do Grupo Estado.
Na versão impressa foram revitalizados o portfólio de cadernos diários (política, economia, cidades, esportes, cultura etc) e os produtos semanais, com dedicação diária a públicos específicos (gastronomia, tecnologia, turismo, agribusiness, lazer etc).
Gandour destaca ainda a consolidação de cadernos recentemente lançados, como Paladar, Link, Guia, o suplemento .edu e o caderno Negócios (semanal). Outros lançamentos estão previstos para os próximos meses.
—Queremos um Estadão ainda mais robusto, mas, ao mesmo tempo, melhor organizado, ágil e atraente. O conteúdo será apresentado de maneira mais horizontal e clean, facilitando a leitura. Os colunistas, por exemplo, ganham mais destaque ao abrir as páginas. Haverá também mais fotos, análises, gráficos e seções para priorizar a informação como fonte para o conhecimento, acrescenta Gandour.
Integração
O projeto de reformulação gráfica dedicou especial atenção às edições de sexta-feira, sábado e domingo, com o lançamento, aos sábados, do caderno Sabático, dedicado à Cultura, além da reformulação dos cadernos TV, Estadinho, Suplemento Feminino.
O nome do Caderno 2 muda para C2 + Música, mais voltado ao tema e com ligação com a Rádio Eldorado, e C2 Domingo. O objetivo é criar eventos e ações ligadas aos suplementos.
—O jornal estará ainda mais multimídia. Procuramos fórmulas para que a integração papel/internet/celular fosse mais bem trabalhada, tanto para o leitor como para o jornalista. Será, sem dúvida, uma mudança de patamar de nossos produtos, com maior alinhamento da marca Estadão, comenta Roberto Gazzi, Editor-chefe e Coordenador do projeto.
A tipografia exclusiva para a capa foi criada pelo português Mario Feliciano. Os títulos da primeira página passam a utilizar a fonte Estado Headline, adaptação da Eudald Headline. Nos textos, a fonte adotada é a Freight. Na capa, redução de seis para cinco colunas, com títulos maiores. Os colunistas são apresentados na primeira página.
Nas páginas internas foram mantidas as seis colunas para não comprometer os formatos publicitários, já padronizados pelo mercado, O logotipo de cada caderno estampa uma cor para dar destaque e importância às informações. Para ressaltar a interatividade entre conteúdo impresso e internet, as matérias destacarão seus complementos no portal Estadao.com.br, que também seguirá o conceito de inovação.
—O portal terá ainda mais a característica de ser o veículo da cobertura instantânea, mais aprofundada, das matérias do jornal. Não será somente a edição on-line, irá mais fundo na informação. Teremos uma cobertura mais próxima do leitor, dividida, por exemplo, em seis grandes capitais. Os internautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador terão conteúdo próprio e diferenciado, ação que deverá se estender em breve para as demais capitais. Os formadores de opinião ganharão mais força dentro dessa estrutura, passando dos atuais 20 blogueiros para 80, explica Pedro Dória, Editor-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado.
As notícias mais importantes estarão dispostas à esquerda do site. No centro, as mais interessantes. O conteúdo é complementado com material interativo, de áreas para a conversa dos leitores a gráficos multimídia. As novidades envolvem novos formatos comerciais, homes diferentes em seis capitais, utilização da mesma tipografia do jornal e a mudança da logomarca, agora também utilizando o Ex-Libris na versão digital.
De acordo com Maurício Duarte, Diretor de Mídias Digitais do Grupo Estado, as mudanças no site Estadão.com.br incluem também a publicidade, com a inclusão de formatos inovadores para atender as agências e anunciantes da Internet.
Brasão
Uma parte especial no redesenho do Estadão é o reposicionamento do brasão Ex-libris, que marca a história do veículo, e cuja imagem foi totalmente incorporada ao novo logo do jornal.
No caso do jornal O Estado de S. Paulo, homenageia o primeiro jornaleiro paulistano, o francês Bernard Gregoire, que, em 1876, percorria a cavalo as ruas de São Paulo de Piratininga, tocando corneta e anunciando a venda da edição do dia de A Província de São Paulo. A imagem do jornaleiro e seu cavalo foi incorporada ao Ex-libris de O Estado de S. Paulo na década de 30. O brasão foi confeccionado pelo artista José Wasth Rodrigues, também autor do desenho do brasão da cidade de São Paulo.
*Com informações de O Estado de S. Paulo