07/09/2024
Por Thiago Regoto (*)
No dia que o rádio celebra 102 anos da sua estreia oficial no Brasil, e a Rádio MEC comemora seus 101 anos interruptos no ar, retomamos a tradição da emissora com as crônicas, presentes em nossa programação desde a Rádio Sociedade e o programa Quadrante com Paulo Autran e textos de Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
Desde sua criação em 1923, a Rádio MEC tem sido um importante pilar da cultura e educação no Brasil, trazendo ao público um repertório de música, conhecimento e informação de alta qualidade. Em 2023, iniciamos uma série de melhorias significativas que visam fortalecer ainda mais esse legado, aproximando a rádio de novos públicos e aprimorando a experiência dos ouvintes cativos. Nosso marco zero foi a celebração, no ano passado, do Centenário da emissora, com exposição, concertos, opera, seminário e programação especial na emissora e nas redes sociais.
Uma das nossas prioridades para a Rádio MEC tem sido o enriquecimento da programação. Mantendo a tradição da música clássica, trouxemos novas curadorias para diversificar ainda mais o conteúdo, com foco em atrair novos ouvintes. Incluímos programas temáticos que exploram gêneros musicais variados, como a música instrumental brasileira e a literatura, com a retomada das crônicas com os escritores Heloisa Seixas e Ruy Castro.
Estamos comprometidos em promover maior diversidade na programação e nas vozes que a compõem. Dessa forma, a Rádio MEC busca refletir a riqueza cultural e musical de todas as partes do Brasil, reforçando seu papel como difusora da cultura nacional.
Buscamos fortalecer os laços com os ouvintes através de sua participação diária. O público agora pode sugerir músicas e interagir ao vivo com apresentadores de programas como o Jazz Livre e Clássicos do Ouvinte. Esse diálogo direto fortalece a conexão com a audiência, incentivando uma participação mais ativa na construção da programação.
Estas ações são apenas o começo de um processo contínuo de renovação que a Rádio MEC vem trilhando. Nosso compromisso com a cultura, a música e a educação seguem inabalável, e acreditamos que essas mudanças fortalecerão nossa missão de ser uma rádio pública de referência no Brasil.
(*) Gerente Executivo das Rádios EBC