Por Igor Waltz*
16/07/2013
Passados mais de dez dias de atraso no pagamento dos salários, profissionais da redação e da técnica da emissora Band SC receberam sua remuneração equivalente ao mês de junho e descruzaram os braços. Os cerca de 30 funcionários da empresa estavam em greve desde a última sexta-feira, 12 de julho.
A afiliada é controlada pelo empresário Saul Brandalise Júnior, um dos sócios da BR Foods. A direção do canal alegou a seus colaboradores que passa por situação financeira atípica e estaria recorrendo à venda de imóveis e empréstimos bancários para a regularização da situação.
Os profissionais exaltaram a intervenção dos Sindicatos dos Jornalistas-SJSC e Sindicato dos Radialistas do Estado para a resolução do caso. De acordo com o diretor do SJSC, Aderbal Filho, Brandalise Júnior “jurou de pé juntos que não vai mais atrasar salário, embora isso já tenha ocorrido em meses anteriores”. Nas outras ocasiões, “o prejuízo era dividido: um mês [o atraso no salário] era para um departamento, no mês seguinte era outro”.
Aderbal Filho disse que o empresário da afiliada da Band se mostrou solícito e que uma nova reunião foi solicitada pelo sindicato. “Queremos tratar de outras questões trabalhistas, que são situações que muitas empresas de rádio e televisão enfrentam, como o registro do repórter fotográfico como operador de câmera para enquadrá-lo como radialista e não jornalista, carga horária superior à determinada pela lei e pagamento de horas extras”.
“Nossa expectativa agora é de que o Saul Brandalise reafirme sua condição de homem de palavra, que essa situação não se repita mais e que possamos avançar no diálogo e na valorização dos profissionais”, acrescentou.
Com o depósito dos salários, a transmissão dos programas regionais ‘Jogo Aberto SC’ (12h30), ‘Notícias da Redação’ (13h), ‘Olhares’ (13h30) e ‘Band Cidade’ (18h50) voltaram à grade da Band SC nesta terça-feira, 16 de julho.
* Com informações do Portal Comunique-se e do Portal Imprensa.