02/06/2023
O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, divulgou nota cumprimentando o advogado Cristiano Zanin Martins por sua indicação para o Supremo Tribunal Federal. “Cristiano Zanin é reconhecido por sua brilhante trajetória na advocacia, tem projeção pela combatividade no exercício do múnus público, contribuindo com a justiça na forma da Constituição Federal”, afirma a nota.
Para o presidente do IAB, nada impede que o presidente da República indique o advogado que o defendeu: “A independência da advocacia é essencial ao Estado Democrático de Direito e seu pleno exercício não se confunde com o direito de seus defendidos ou mesmo constitui qualquer impedimento para o papel judicante”. Zanin é membro efetivo do IAB desde 2015. Segundo Sanches, ele “sempre esteve alinhado com os primados constitucionais, as garantias fundamentais e os compromissos históricos da Casa de Montezuma”.
Leia a nota na íntegra:
Nota do IAB em apoio à indicação do confrade Cristiano Zanin para o STF
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vem cumprimentar o advogado e confrade Cristiano Zanin Martins por sua indicação feita pelo presidente da República ao honroso cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, convicto de sua excelência na sabatina a ser realizada pelo Senado Federal.
Cristiano Zanin é reconhecido por sua brilhante trajetória na advocacia, tem projeção pela combatividade no exercício do múnus público, contribuindo com a justiça na forma da Constituição Federal, em linha com o fundamental papel da advocacia na efetividade do sistema de justiça, conforme estabelece o artigo 133 da Constituição Federal.
A independência da advocacia é essencial ao Estado Democrático de Direito e seu pleno exercício não se confunde com o direito de seus defendidos ou mesmo constitui qualquer impedimento para o papel judicante.
O IAB tem plena certeza de que a missão na mais alta Corte do País, para a qual foi indicado, será desempenhada com sabedoria, o que renova a confiança deste Instituto no confrade Cristiano Zanin Martins, que sempre esteve alinhado com os primados constitucionais, as garantias fundamentais e os compromissos históricos da Casa de Montezuma, que está completando 180 anos de existência.
Rio de Janeiro, 2 de junho de 2023.