Prêmio Malofiej anuncia vencedores de 2013


20/03/2013


A 21ª edição do Prêmio Malofiej, que homenageia os melhores do jornalismo visual impresso e online de todo o mundo, destacou o trabalho de veículos brasileiros. A premiação, organizada pela seção espanhola da Society for News Design (SNDE) em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade de Navarra, concedeu na última sexta-feira, 15 de março, em Pamplona, um total de 21 medalhas de ouro, 52 de prata e 74 de bronze entre os 1.101 trabalhos de 154 veículos de 28 países.
 
O The New York Times e o National Geographic foram os grandes vencedores da edição, com, respectivamente, sete e quatro medalhas de ouro. O jornalismo brasileiro também foi representado. Das 14 categorias, 6 premiaram trabalhos do jornalismo on-line em 23 subcategorias, e 8 premiaram o jornalismo impresso.
 
O jornal O Estado de S. Paulo foi o maior vencedor brasileiro, com a conquista de uma medalha de ouro na categoria Portfólio, com sua série sobre os Estádios da Copa 2014. Já os infográficos produzidos pelo diário brasileiro sobre o Maracanã e a Arena de Brasília renderam duas medalhas de bronze na categoria Reportagens Impressas.
 
A Folha de S. Paulo faturou também um bronze em Gráficos Impressos (com infográfico sobre o desabamento do edifício Liberdade, no Rio), um bronze em Online (Folhacóptero) e um bronze em Especiais (com a animação 100 metros em 100 anos).
 
Outros veículos brasileiros que ganharam medalhas na edição 2013 do Malofiej incluem GloboEsporte.com (dois bronzes com São Silvestre e César Ciello; uma prata com o especial “Libertados”), Mundo Estranho (dois bronzes com uma reportagem sobre o Titanic e o especial “A história sangrenta da medicina”), Galileu (um bronze pela matéria sobre biomimetismo), O Globo (um bronze pelo trabalho sobre os 100 anos do Pão de Açúcar) e G1 (um bronze pelo infográfico interativo sobre o Facebook).
 
*Com informações dos portais Jornalistas da Web, G1 e Comunique-se.