14/06/2021
A Fundação Gabo, criada em 1995 pelo jornalista e Nobel de literatura colombiano Gabriel Garcia Márquez, abriu inscrições para a nona edição do Prêmio Gabo de Jornalismo Iberoamericano. O objetivo é reconhecer o trabalho de profissionais de imprensa que colaboram para a melhoria da sociedade ao denunciar injustiças, combater a desinformação e propor soluções para as questões sociais.
Os vencedores em quatro categorias vão receber 35 milhões de pesos colombianos (em torno de US$ 9,5 mil), um certificado e a escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro. Os dois finalistas de cada categoria da premiação receberão 8 milhões de pesos colombianos (em torno de US$ 2,5 mil).
Nas oito edições anteriores, a Fundação Gabo já premiou 47 profissionais.
Como participar
Podem ser inscritos trabalhos veiculados entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2021, em língua espanhola ou portuguesa, nas seguintes categorias:
As inscrições podem ser feitas até 15 de julho de 2021. Para se inscrever é preciso entrar na plataforma do Prêmio Gabo. (https://premioggm.org/el-premio/bases/#portuges).
Os trabalhos inscritos que cumprirem as regras da premiação serão submetidos a um júri composto por mais de 50 jornalistas. A cerimônia de entrega será realizada de forma virtual em novembro de 2021.