27/08/2018
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) revelou que 20% dos eleitores utilizam o Facebook e o Whatsapp para compartilhar informações sobre eleições e política.
Segundo o Datafolha, 62% dos entrevistados usam o WhatsApp, o que significa que esta é a rede social mais difundida entre os eleitores. E um em cada cinco eleitores compartilha notícias de política e eleições pelo aplicativo. Já os que se informam sobre o assunto utilizando o app compõem mais de um terço dos entrevistados (35%).
Em seguida, aparece o Facebook, utilizado por 55% dos brasileiros. Apesar de ser menos usado que o WhatsApp, é a rede onde as pessoas consomem mais notícias sobre política e eleições: 40% das pessoas leem e 20% compartilham informações sobre estes temas.
72% dos eleitores declararam acessar a internet e 64% têm conta em redes sociais. Não há diferença entre a parcela de homens e mulheres, mas entre gerações e níveis de escolaridade. Quase todas as pessoas entre 16 e 24 anos possuem conta em redes (91%). O percentual cai para um quarto na parcela com mais de 60 anos.
O compartilhamento é mais frequente entre pessoas com ensino superior e famílias com renda mensal de mais de cinco salários mínimos.
Candidatos
Os eleitores de Fernando Haddad (PT) são os mais ativos nas redes sociais. 38% compartilham notícias no Facebook e 34% no WhatsApp. Em seguida, aparecem os eleitores de João Amoêdo (Novo), dos quais mais de um terço repassa informações nas duas redes.
Além do conteúdo em texto, o Datafolha constatou que 39% das pessoas assistem a vídeos sobre política. A parcela que mais consome informação nesse formato são jovens de 16 a 24 anos, que corresponde a 54% dessa faixa etária.
Os eleitores de Amôedo também estão no topo da lista de consumidores de vídeos sobre política e eleições: 65%.
Sobre a pesquisa
Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 8.433 eleitores em 313 municípios
Quando a pesquisa foi feita: de 20 e 21 de agosto de 2018
Registro no TSE: protocolo nº BR‐04023/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Fonte: Portal G1