Fundada no dia 11 de abril de 1923, por Paulo Benjamin de Oliveira, Antônio Caetano e Antônio Rufino, com o nome de Conjunto Carnavalesco de Oswaldo Cruz, a Portela comemora nesta terça-feira(11) o seu Centenário. É a primeira escola de samba do Brasil a completar 100 anos de história.
Nesses 100 anos, a Portela foi responsável por várias inovações – enredo, samba-enredo, Comissão de Frente, alegoria, apito na Bateria, entre outros, criando as bases do desfile das escolas de samba. Além disso, Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, foi um dos primeiros a defender o samba e os sambistas da marginalização a que eram submetidos. Como disse Cartola: “Eu fiz muito pela Mangueira, mas Paulo fez pelo samba”.
Maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos conquistados, a Portela reúne um verdadeiro celeiro de bambas, a começar por Paulo da Portela – Natal. Argemiro, Manacea, Waldir 59, Tia Vicentina, Tia Dodô, Tia Doca, Tia Eunice, Tia Surica, Clara Nunes, Jair do Cavaquinho, Monarco, Zé Keti, Candeia, Noca da Portela, Paulinho da Viola, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Wilma Nascimento, Diogo Nogueira,entre outros.
A Portela também fez parte, em certa medida, da história da ABI. Quando jovem, Monarco era contínuo da ABI e escovava a mesa de sinuca, no 11º andar de nossa sede, para o maestro Heitor Villa Lobos jogar.
Parabéns, Portela!
Vejam as matérias da TV Globo no Bom Dia RJ, RJTV e Jornal Nacionalaqui
E a matéria da TV Brasilhttps://youtu.be/MOo47DY7GgA