10/08/2016
Segundo informações do portal G1, um ônibus oficial dos Jogos Olímpicos Rio-2016 que fazia o transporte de jornalistas entre a Arena da Juventude, em Deodoro, e o Parque Olímpico da Barra teria sido alvo de tiros de baixo calibre enquanto passava pelo bairro de Curicica, na zona Oeste do Rio, por volta das 19h45 desta terça-feira (9). Duas janelas foram atingidas e os estilhaços atingiram e feriram dois jornalistas.
O fato ocorreu enquanto 12 profissionais de imprensa, sendo quatro brasileiros e oito estrangeiros, faziam o caminho de volta para o centro de mídia, depois de encerrada a rodada de jogos do basquete feminino. O susto fez que os jornalistas se jogassem no chão e a sensação inicial era de que o ônibus havia sido atingido por balas perdidas.
De acordo com o Comitê Rio 2016, dois passageiros sofreram ferimentos leves. Um deles é o jornalista bielorrusso Artur Zhol. “A gente estava voltando do basquete, jogo Brasil e Bielorrússia, eu sentei perto da janela e ouvi um ‘buu’ pequeno, não foi muito alto. O vidro quebrou, ficou destruído e todos os jornalistas se jogaram no chão. Paramos perto de um carro de polícia, o policial entrou no ônibus, olhou, observou e seguimos o trajeto”, contou Artur Zhol, jornalista de Belarus, que sofreu um pequeno corte no dedo.
Segundo o Comitê Rio 2016, o veículo foi levado para um pátio e seria periciado ainda nesta noite. Além disso, o patrulhamento na região onde ocorreu o ataque ao veículo será reforçado.
A Polícia Rodoviária Federal informou que não acompanhava o coletivo no momento em que o veículo foi atingido. O Comitê Rio 2016 informou que a Polícia Civil está responsável pela apuração do que ocorreu.
Veja abaixo a íntegra do comunicado divulgado pelo Comitê Rio 2016:
Segundo relato do motorista, um dos ônibus do sistema de transporte de mídia deixou a Arena da Juventude, em Deodoro, por volta das 19h30 desta terça, 9 de agosto, em direção ao Parque Olímpico da Barra.
Ao se deslocar pela via expressa Transolímpica, nas proximidades de Curicica, o motorista ouviu um barulho de dentro do ônibus que pensou ser da queda de um equipamento de fotografia.
Imediatamente, olhou pelo espelho retrovisor e percebeu que os passageiros estavam deitados no chão.
Continuou a dirigir por alguns metros até avistar uma viatura de polícia e parar.
Neste momento, percebeu que dois vidros do mesmo lado do ônibus estavam quebrados.
Retomou o percurso sob escolta da viatura e, com o deslocamento, os vidros das janelas quebradas começaram a ceder.
Após chegar ao Centro de Mídia, constatou que dois passageiros apresentavam ferimentos leves causados pelos estilhaços de vidro.
O motorista prestará depoimento à polícia ainda esta noite acompanhando por um gerente de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Também esta noite o ônibus será submetido a perícia oficial pela polícia. Os resultados preliminares serão divulgados assim que estiverem prontos.
O Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) do Exército e a Polícia Militar informaram que aumentaram o patrulhamento na região.
Com informações do portal G1