22/05/2006
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Objetivos
Capacitar os alunos para entender quais são as atribuições de uma assessoria de imprensa e os profissionais e atividades a ela relacionadas nas mais diferentes instituições (públicas, privadas e da sociedade civil). Deverão também ser instruídos a reconhecer o que pode e o que não pode ser notícia, dando a ela a linguagem de acordo com o veículo a que se destina, assim como identificar o que deve ou não ser divulgado, e orientados a realizar de modo competente a divulgação de seus assessorados juntos aos outros jornalistas e veículos, sem ferir a ética profissional e a responsabilidade social de sua função.
Ementa
Histórico da assessoria de imprensa. O que é e como funciona uma assessoria de imprensa. Assessoria de imprensa para diferentes entidades: públicas, privadas e da sociedade civil. A relação com os jornalistas de redação e com veículos de comunicação: ética e responsabilidade social.
ASSESSORIA DE IMPRENSA AOS SÁBADOS |
||||||||||
CALENDÁRIO |
||||||||||
Mês |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Sáb |
Julho (18h/a) |
15 |
22 |
29
|
— |
— |
—
|
— |
— |
— |
— |
Agosto (24h/a) |
5 |
12 |
19 |
26 |
— |
— |
— |
— |
— |
— |
ASSESSORIA DE IMPRENSA ÁS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS |
||||||||||
CALENDÁRIO |
||||||||||
Mês |
Ter |
Qui |
Ter |
Qui |
Ter |
Qui |
Ter |
Qui |
Ter |
Qui |
Julho (18h/a) |
11 |
13 |
18 |
20 |
25 |
27 |
— |
— |
— |
— |
Agosto (30h/a) |
1 |
3 |
8 |
10 |
15 |
17 |
22 |
24 |
29 |
31 |
COORDENAÇÃO:
Paulo César Castro, jornalista, professor adjunto da Escola de Comunicação da UFRJ.