31/01/2017
O jornal cearense O Povo passou a integrar o Projeto Credibilidade, consórcio de mídia que busca refletir sobre a fragmentação das notícias no ambiente virtual e elaborar técnicas que identifiquem e promovam um jornalismo digital confiável e de qualidade.
O movimento tem como inspiração o The Trust Project, financiado pelo Google. Único veículo nordestino a integrar o projeto, o jornal participa ao lado da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), das agências Lupa e Aos Fatos, da Folha de São Paulo, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, Nexo, Estadão, O Globo e Zero Hora, Nova Escola, Piauí e do portal UOL.
O consórcio, coordenado pelos jornalistas Angela Pimenta e Francisco Rolfsen Belda, definiu uma série de atividades, como reuniões, testes e palestras, que devem cooperar no processo de distinção entre informação de qualidade e ruído.
Entre junho de 2016 e este mês, o Projeto Credibilidade aplicou com profissionais da comunicação uma pesquisa empírica para identificar conjuntos comuns de valores e características atribuídas ao campo do jornalismo.
O estudo indicou que 42,5% dos jornalistas acreditam que a profissão representa preocupações e dá voz a todas as pessoas. Outros 49,8% acreditam que o jornalismo oferece uma narrativa verdadeira dos eventos num contexto que explica os seus significados.