O jornal O Globo apresentará novo formato na edição do próximo domingo, 29, data em que comemora 87 anos de fundação. A reforma gráfica contará com tipografia personalizada, logotipos remodelados e cor em todas as páginas, e envolve todos os suplementos, que ganharão mais espaço na primeira página do jornal. O Globo adquiriu novo sistema editorial para permitir a integração da publicação nas plataformas impressa e digitais.
As mudanças vêm sendo avaliadas há dois anos, quando teve início uma série de pesquisas com editores e leitores, sob a coordenação do editor de Arte do Globo, Léo Tavejnhansky. O processo mobilizou toda a Redação do jornal.
-O lançamento do novo projeto gráfico é mais um marco importante na história do jornal. Estamos fazendo um grande movimento de renovação do impresso”, destaca a diretora executiva de O Globo, Sandra Sanches.
Para o diretor de redação, Ascânio Seleme, a mudança dará mais atualidade e a importância ao jornal:
-Em meio a tanta informação chegando por tantas plataformas diferentes para o leitor ao longo do dia, é o impresso que organiza, analisa, resume, aprofunda o debate.
O novo caderno O Globo Amanhã surge da fusão dos suplementos Planeta Terra e Razão Social. Com cerca de 30 páginas, o caderno vai tratar, todas as terças-feiras, de temas como sustentabilidade e qualidade de vida, meio ambiente, economia e sociedade. O caderno Prosa & Verso estará mais aberto para debates e ensaios.
O site Globo Online também vai mudar para reforçar a sua relação com o impresso. A posição do logotipo do jornal na capa do site estará centralizado. As linhas verde e amarela ficarão em cima da marca, seguindo o padrão do papel.
Na web, as fotografias ganharão destaque e passarão a ocupar toda a largura da página. A novidade tem o objetivo de dar maior peso à seleção de imagens da seção multimídia. A página do jornal na internet utilizará uma tipografia própria para títulos, personalizada e igual à que estará no jornal impresso a partir do próximo domingo.
*Com informações O Globo.