Prêmio Comunique-se reúne jornalismo e o mundo do serviço secreto


Por Anderson Scardoelli – Especial para a ABI

29/07/2014


O Prêmio Comunique-se chega à sua 12ª edição em 2014. Para este ano, o evento tem como tema “Jornalismo, uma missão quase impossível”. A ideia é, com bom humor, relacionar o trabalho de profissionais da imprensa com as experiências vivenciadas por agentes secretos. Presidente do Grupo Comunique-se e idealizador da premiação, Rodrigo Azevedo pontua que os mundos do serviço secreto e da comunicação têm muito em comum.

“Semelhante ao agente secreto, o jornalista precisa, muitas vezes, se esconder e até recorrer a algum tipo de disfarce para conseguir uma exclusiva ou produzir uma matéria com alto interesse público”, relata Azevedo. As formas de entrelaçar o trabalho de coleguinhas da imprensa com o de agentes serão apresentadas de modo lúdico durante a noite de gala do Prêmio Comunique-se 2014, agendada para 23 de setembro no HSBC Brasil, em São Paulo.

Além do espaço aberto a atos teatrais voltados à temática desta edição, cujos detalhes serão acompanhados por mais de 600 convidados, o Prêmio Comunique-se terá artistas e comunicadores no comando da festa conhecida por ser o Oscar do jornalismo brasileiro. O casal formado por Otaviano Costa e Flávia Alessandra já tem presença garantida no palco da premiação, assim como o jornalista Cid Moreira e os atores-humoristas Marcos Veras, Tatá Werneck e Leandro Hassum.

Fora o glamour que envolve o evento, o Prêmio Comunique-se se destaca por premiar profissionais do jornalismo e agências de comunicação com base no trabalho realizado durante o último ano, não apenas uma produção em específico. O principal objetivo é colocar em destaque o conjunto da obra de jornalistas das mais diferentes funções e editorias. Ao todo de sua história com mais de uma década, a premiação já entregou mais de 200 troféus a comunicadores.

E quem serão os contemplados da edição 2014? Os profissionais que receberem mais votos do público. Atualmente em sua segunda fase de votação, que ficará aberta até 2 de Agosto e definirá os três finalistas de cada uma das 12 categorias (e subcategorias), o Prêmio Comunique-se tem sua lista de melhores produzida exclusivamente pelos internautas cadastrados no Comunique-se (comunique-se.com.br), portal cujo o público é formado, majoritariamente, por jornalistas e estudantes de comunicação. É a própria comunidade que compõe o júri que será responsável por definir, de 25 de agosto a 9 de setembro, os grandes-vencedores do Prêmio Comunique-se deste ano.

Dividido em 12 grandes categorias, o Prêmio Comunique-se busca prestigiar os jornalistas que trabalham nas principais editorias e que desempenham as funções primordiais da área. Em 2014, a premiação segue o mesmo formato das últimas edições, tendo as seguintes categorias: Repórter (eletrônico, impresso e imagem), Âncora (TV e rádio), Colunista (notícia, opinião e social), Comunicação (agência, propaganda e corporativo), Correspondente (eletrônico, impresso e estrangeiro no Brasil), Blog & Tecnologia, Executivo de Veículo de Comunicação, Cultura (eletrônico e impresso), Economia (eletrônico e impresso), Esportes (locutor, eletrônico e impresso), Sustentabilidade e Nacional (eletrônico e impresso).

Novidade: retorno dos mestres

Outro destaque do Prêmio Comunique-se 2014 é a volta à disputa dos “Mestres do Jornalismo” (profissionais que conquistaram três vitórias consecutivas em uma categoria ou cinco vitórias em anos rotativos), que até 2013 eram hors concours. No retorno, nove dos 12 mestres aptos a retornarem à votação estão entre os indicados: Arnaldo Jabor (colunista de opinião), CDN (agência), Cléber Machado (locutor), Cora Rónai (tecnologia), Luis Fernando Verissimo (colunista de opinião), Luís Roberto (locutor), Mino Carta (executivo de veículo de comunicação), Mônica Bergamo (colunista social) e Zileide Silva (nacional – mídia eletrônica).