04/06/2008
Dia 5
“Terra em transe”, de Glauber Rocha
Premiado em Cannes (França), Locarno (Itália) e Havana (Cuba) em 1967, além de ter sido distinguido em festivais cinematográficos no Brasil, a obra-prima do Cinema Novo passa-se na fictícia República de Eldorado. É neste país onde imperam a miséria, a corrupção e a injustiça que o jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), tentando reverter a situação, planeja a ascensão política de Filipe Vieira (José Lewgoy), supostamente opositor da situação, representada pelo Senador Porfírio Dias (Paulo Autran). Qualquer semelhança com a ditadura militar do Brasil não é mera coincidência.
Dia 12
“A trágica farsa”, de Mark Robson
Clássico filme noir de 1956, “The harder they fall” (no original) tem como protagonistas Humphrey Bogart, Rod Steiger e Jan Sterling. Na trama, um jornalista e um empresário esportivo, ambos sem escrúpulos, montam um grande esquema fraudulento em torno de um novo boxeador, Toro Moreno. Este desconhece a farsa armada pelos dois a acaba acreditando ser mesmo um grande lutador, iludido pelas matérias plantadas na imprensa. Também estão no elenco Mike Lane, Max Baer, Edward Andrews, Nehemiah Persoff, Carlos Montalbán, Jersey Joe Walcott e Harold Stone.
Dia 19
“A grande ilusão”, de Robert Rossen
Drama político de 1949, recém-refilmado com Sean Penn no papel principal, “All the king’s men” (no original) é ambientado numa pequena cidade do Sul dos EUA, onde um modesto funcionário público luta contra a corrupção e acaba sendo envolvido no jogo da política. Sua ascensão é meteórica e o leva à violência e à corrupção. Broderick Crawford e John Ireland estão à frente do elenco, que conta ainda com Mercedes McCambridge, Joanne Dru, John Derek, Shepperd Strudwick, Anne Seymour, Ralph Dumke, Walter Burke e Raymond Greenleaf .
Dia 26
“Todos os homens do Presidente”, de Alan J. Pakula
Filme de 1976, “All the president’s men” (no original) baseia-se na verdadeira história dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, que, com ajuda de uma fonte conhecida apenas como “Garganta Profunda”, descobrem o envolvimento da Casa Branca no caso Watergate, derrubando Richard Nixon da Presidência dos Estados Unidos. Dustin Hoffman e Robert Redford vivem os dois repórteres do Washington Post e Jason Robards ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel do editor Ben Bradlee.