19/05/2024
O cineasta Toni Venturi faleceu na tarde deste sábado (18), aos 68 anos, na localidade de Barra do Una, no município de São Sebastião. Toni, sentiu-se mal enquanto nadava na praia local.
Graduado bacharel em Artes Fotográficas-Cinema pela University of Ryerson, do Canadá, em 1984, Toni Venturi dirigiu vários filmes, em diversas metragens, com destaque para o premiado “O Velho”, um documentário sobre a vida do líder político Luís Carlos Prestes: Latitude Zero, Estamos Juntos, A Comédia Divina, Cabra Cega e Dentro da Minha Pele são alguns dos títulos mais destacados de sua filmografia.
Ele era casado com a atriz Débora Duboc com quem teve dois filhos, Theo e Otto. Foi um lutador incansável pelo Cinema Brasileiro, que enxergava como elemento de soberania nacional. Sempre lutou pelos direitos de todos e de todas.
Seu corpo será velado nesta segunda-feira (20), entre 13h e 20h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
A morte do cineasta foi lamentada em mensagem divulgada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva:
“Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus sentimentos e solidariedade para seus familiares, em especial sua esposa, Débora e filhos Theo e Otto, amigos, colegas e admiradores”.