Mercado de trabalho
mais reduzido


13/05/2020


Rádio Globo anunciou nesta terça-feira (12) que encerrará sua operação em São Paulo, através da FM 94.1, no dia 31 de maio, passando a se dedicar exclusivamente a ampliar a marca no Rio de Janeiro. A decisão do Sistema Globo de Rádio acontece dois meses após ter concluído na capital paulista os trabalhos da AM 1100, emissora que revelou Silvio Santos.

O nome da emissora passou a ser utilizado na FM em São Paulo no ano de 2017, mas a reestruturação definiu que o projeto artístico e comercial agora será focado em terras fluminenses.

Contudo, a Rádio Globo ficou conhecida na versão AM na capital paulista, alcançando grandes momentos na audiência. Ela era responsável por um dos maiores resultados de ouvintes na cidade, disputando o primeiro lugar com a Rádio Capital AM 1040.

“Durante muito tempo, a Rádio Globo foi uma das dez maiores audiências do dial paulistano. Era um resultado espetacular, principalmente considerando a grande concorrência e as dificuldades de se escutar AM em São Paulo. O Padre Marcelo Rossi, por exemplo, chegou a ter mais audiência que a da maioria das TVs abertas durante a manhã”, disse ao NaTelinha Fernando Morgado, estudioso das grandes mídias que, além de professor, também trabalhou no setor de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio entre 2010 e 2016.

Confira a nota da Rádio Globo:

No próximo dia 31 de maio, a Rádio Globo encerra a sua operação em São Paulo no FM 94.1 e fecha o ciclo de desmobilização da rede de transmissão para todo o Brasil.

PUBLICIDADE

Com foco no Rio de Janeiro desde julho do ano passado, com a programação voltada ao público jovem popular, a Rádio Globo teve um crescimento expressivo de audiência não só na capital, como na Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Para seguir avançando, a Rádio Globo entende que é fundamental fortalecer a sua grade local e apoiar a vibração da cultura carioca para a evolução do atual modelo de negócios.

A partir de 1º de junho, a Rádio Globo passa a reproduzir totalmente o comportamento dos jovens do Rio na frequência 98.1 FM, e fortalece a identificação já criada com o púbico carioca. Entre uma música e outra, o jornalismo cumpre a missão de apresentar informações relevantes ao vivo diariamente, e o esporte continua levando emoção aos apaixonados com a equipe do Futebol Globo CBN, mesmo com todas as competições adiadas.

“Nessa mesma época, Silvio também se tornou muito amigo de Carlos Alberto de Nóbrega e Ronald Golias. Os três foram bastante unidos. Com o passar do tempo, Silvio foi crescendo dentro da Rádio Nacional. Nos anos 1960, passou a apresentar um programa matinal, de segunda a sexta, que liderou a audiência. Silvio permaneceu na emissora até o fim dos anos 1970, exatamente durante a transição da marca Nacional para Globo. Uma curiosidade: Silvio sempre foi funcionário da Rádio Nacional de São Paulo, ao contrário do que acontecia nas TVs Globo e Tupi, onde ele alugava horário para exibir os seus programas”, acrescentou.

Fonte: Uol