05/12/2016
O Portal dos Jornalistas publicou reportagem sobre levantamento do segmento das agências de comunicação realizado pela Mega Brasil. A pesquisa identificou um total de 1.061 empresas em todo o País, de micro a grandes agências, além de 76 filiais, totalizando 1.137 endereços.
Segundo Eduardo Ribeiro, coordenador do levantamento, o trabalho servirá de base para a Pesquisa com Agências de Comunicação que a Mega Brasil realizará em janeiro e fevereiro com vistas à montagem do ranking das agências e dos indicadores econômicos da atividade, ambos publicados no Anuário da Comunicação Corporativa, versões impressa e digital:
“Vamos dirigir mensagens e apelos a todas essas agências para que consigamos, com o apoio delas, produzir a mais completa radiografia já feita dessa atividade no País. Nunca se havia conseguido identificar uma base tão significativa de empresas, o que nos anima a empenhar todos os esforços na produção de um levantamento tão completo quanto inédito desse segmento”.
O portal acrescenta que o trabalho também tem um desdobramento, como explica Eduardo: “Ele vem sendo preparado desde janeiro de 2016 e com isso foi possível também produzir o mais completo Guia de Agências de Comunicação do País, que já está disponível na versão digital do Anuário da Mega Brasil”.
Para Eduardo Ribeiro, esse número é ainda maior, pois há muitas agências que continuam invisíveis ao radar do mercado:
“Temos pesquisado muito, seja acompanhando o noticiário da área, entrando no Google, estabelecendo contatos com entidades do setor, usando nossos próprios canais de relacionamento (publicações, eventos, trocas de mensagens etc.). Mas a verdade é que há muitas empresas à margem desse universo institucional e chegar a elas é o próximo desafio. Creio que com a continuidade desse levantamento chegaremos a pelo menos 1.500 agências em atividade no País. Importante frisar que nesse universo não estão incluídos os profissionais PJ, que atuam como pessoa física embora mantenham empresas abertas”, destaca.
Distribuição geográfica – São Paulo lidera o levantamento, com 682 agências de comunicação, 552 delas na capital e outras 130 no restante do Estado (litoral, região do ABCD e interior). Nesse total estão incluídas 32 filiais (18 na capital). Vêm a seguir os estados do Rio de Janeiro, com 118 agências (20 filiais) e Minas Gerais, com 61 agências (duas filiais).
O quadro completo de agências de comunicação no Brasil, segundo o levantamento da Mega Brasil, é o seguinte: 1º) São Paulo – 682 agências (32 filiais), 2º) Rio de Janeiro – 118 (20 filiais), 3º) Minas Gerais – 61 (duas filiais) 4º) Rio Grande do Sul – 48 (três filiais), 5º) Paraná – 37 (uma filial), 6º) Distrito Federal – 30 (11 filiais), 6º) Santa Catarina – 29 (uma filial), 7º) Bahia – 28 (uma filial), 8º) Pernambuco – 20 (uma filial), 9º) Espírito Santo – 13, 10º Goiás – 11 (duas filiais), 11º Ceará (uma filial) e Pará – 10, 12º) Rio Grande do Norte – 8, 13º Mato Grosso – 7, 14º) Amazonas – 5, 15º) Maranhão – 4, 16º) Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe (uma filial) – 3, 17º) Alagoas e Roraima – 2, e 18º) Acre, Amapá e Piauí – 1.
Por região, a distribuição é a seguinte: Sudeste – 874 agências (54 filiais), Sul – 114 (cinco filiais), Nordeste – 75 (quatro filiais), Centro-Oeste – 51 (13 filiais) e Norte – 23.
Outras Informações com Eduardo Ribeiro (eduribeiro@megabrasil.com.br)