Lançamento da Antologia ‘Oralidade agora se escreve’ celebra vozes e histórias de mulheres negras em um evento especial


12/11/2024


A antologia Oralidade agora se escreve será oficialmente lançada no próximo dia 12 de novembro, às 19h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), localizada na Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro do Rio de Janeiro. Esta obra é a culminação de um processo de cura ancestral, no qual a tradição oral se transforma em registro escrito, celebrando e preservando as histórias de vida e as experiências de mulheres negras. A antologia destaca-se como um marco de representatividade e resistência, enobrecendo a narrativa coletiva dessas mulheres.

O livro é o resultado da oficina Multiplicando saberes ancestrais: Oralidade agora se escreve, conduzida pela escritora Lia Vieira no Museu do Samba, no Rio de Janeiro. Idealizado para incentivar mulheres negras a utilizarem a escrita como meio de expressão e autoconhecimento, o projeto ressalta a escrita como um ato de resistência e afirmação de vivências. Com a curadoria de Kenya Mello e Julia Jóia, o conselho editorial da antologia buscou, desde o início, demonstrar o impacto transformador que a escrita pode exercer. Na oficina, as participantes tiveram a oportunidade de exercitar a “escrevivência” — termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo —, refletindo sobre suas trajetórias e experiências.

A antologia reúne 26 autoras de diferentes origens e ocupações, em sua maioria mulheres de perfil popular, além de acadêmicas, escritoras consagradas e iniciantes, educadoras, psicólogas, empresárias, ativistas, jornalistas e advogadas. Entre elas, 21 são do Rio de Janeiro, incluindo uma residente em Londres, e 5 de Brasília, representando a diversidade e a multiplicidade de vozes e perspectivas que compõem a coletânea. A capa da obra é uma homenagem à ativista e arte educadora Lydia Garcia, de 86 anos, cuja trajetória inspiradora é reverenciada na antologia.

Esta coletânea literária simboliza um “aquilombamento” de vozes, fortalecendo um espaço onde mulheres, frequentemente silenciadas por barreiras sociais e culturais, encontram agora oportunidade de expressão e fortalecimento coletivo. O evento de lançamento será uma celebração de resistência e uma reafirmação do valor inestimável dessas histórias.

Para mais informações entre em contato pelo email oralidadeagoraseescreve@gmail.com