Por Claudia Sanches
14/06/2016
Na última segunda-feira (13/6), a juíza Vanessa Bassani, do 12° Juizado Especial de Curitiba, extinguiu a ação de indenização proposta pelo delegado Maurício Moscardi Grillo contra o blog do jornalista Marcelo Auler.
Segundo o jornalista, a medida foi causada por um erro na inicial da ação, que passou despercebido por técnicos do Juizado.
Em razão disso, a liminar concedida em 5 de maio, que ordenava a retirada do ar de oito textos sobre a Lava Jato, caiu e o material já foi republicado por Auler.
A ação proibia o jornalista de “divulgar novas matérias com conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante, sob pena de adoção das medidas coercitivas pertinentes”. A medida considerada como “censura prévia” por entidades de jornalismo gerou protestos no Brasil e no exterior.
Apesar da vitória de Auler, dois textos ainda seguem censurados no blog por força da decisão do juiz Nei Roberto de Barros Guimarães, do 8° Juizado Especial de Curitiba, por ação da delegada federal Erika Milalik Marena.
Na ocasião da censura, a Associação Brasileira de Imprensa criticou a decisão da Justiça paranaense que determinou que fossem retirados do ar textos do blog do jornalista Marcelo Auler, que questionavam a Operação Lava Jato.