Por Cláudia Souza*
10/03/2014
Um grupo de jornalistas internacionais de veículos de comunicação de diversos países visitou o Rio de Janeiro durante o Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, para conhecer segmentos de moda e da cultura nacional, com o objetivo atrair investimentos para o Brasil.
O convite aos profissionais de imprensa foi feito pelo Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira (Texbrasil) que integra o Projeto Carnaval, idealizado e executado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vinculado ao Governo Federal, cuja finalidade é capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao Brasil.
O Projeto Carnaval 2014, que envolve 45 empresas nacionais e 27 entidades setoriais, vem sendo desenvolvido pela Apex-Brasil desde 2009.
— Os jornalistas participaram de uma agenda especial que evidenciou a relação do Carnaval com a moda, a cultura, a diversidade, a criatividade e a autenticidade. A presença de jornalistas, viabiliza a veiculação de matérias especiais e de documentários, explicou Lilian Kaddissi, gerente executiva do Texbrasil.
Além de terem visto os desfiles no Sambódromo, os profissionais de imprensa convidados visitaram os bastidores de escolas de samba, e foram apresentados a estilistas de marcas nacionais como Andrea Marques, Victor Dzenk, Blue Man e Alessa.
Negócios
Para incrementar o mundo dos negócios durante a folia, importadores vindos do México, Panamá e Chile, entre outros países, também foram convidados para os desfiles no Sambódromo. A iniciativa é do Projeto Carnaval da Apex-Brasil.
*Com Agência Brasil, Apex-Brasil, Texbrasil