Jornalista libertado na Síria já está no Líbano


28/05/2012


O Ministério das Relações Exteriores informou que o jornalista brasileiro, Klester Cavalcanti, 42 anos, que estava preso na Síria pelas autoridades do país, foi liberado (http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=4732)  e chegou na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, a Beirute, capital do Líbano. A notícia foi veiculada pela Agência Brasil.
 
 
Klester trabalha para a da revista IstoÉ Gente e foi preso em um local fora da capital Damasco. Segundo o Itamaraty, ele não tinha autorização do Ministério da Informação da Síria para entrar no país. O Chanceler Antonio Patriota disse que o jornalista não tinha a documentação que é exigida de todo profissional para deslocar pelas regiões do país.
 
 
Liberado na última sexta-feira, 25 de maio, Klester Cavalcanti somente nesta segunda recebeu autorização para sair da Síria. Como o seu visto estava vencido teve que ser prorrogado para que ele pudesse deixar o país. A viagem para o Líbano foi feita de carro na companhia de um funcionário do serviço diplomático brasileiro.
 
 
O Itamaraty confirmou que Klester Cavalcanti não sofreu qualquer tipo de violência física e se encontra em boas condições de saúde. O jornalista está liberado para voltar ao Brasil.
 
 
Klester Cavalcanti escreveu os livros “Viúvas da Terra” e “O nome da morte”, com os quais ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e 2007.
 
 
* Com informações da Agência Brasil.