Jornalista é agredido por segurança do MTE/RJ


05/04/2013


O jornalista Gilberto de Souza, editor-chefe do jornal brasilense Correio do Brasil, foi agredido no início da tarde desta quinta-feira, 5 de abril, por um segurança do prédio do Ministério do Trabalho, no Rio de Janeiro.
 
O agressor tentou impedir que Souza fizesse uma reportagem sobre a demora na concessão de carteira de trabalho. “O segurança disse que eu não podia conversar com as pessoas que estavam na fila, eu afirmei que continuaria a fazer meu trabalho. Ele então me chamou de frouxo, me chamou para a briga, me deu um soco e quebrou meus óculos”, contou o jornalista.
 
De acordo com relatos do jornalista, o segurança parecia alterado. “Não revidei de imediato porque percebi que, se devolvesse a agressão a um agente federal, uniformizado, poderia receber voz de prisão ali mesmo e, assim, o agressor teria conseguido o seu intento, que era o de impedir que continuasse com a reportagem. Em vez de me envolver na briga, fiz melhor: liguei para o telefone da Polícia Militar, o 190, e relatei ao atendente que acabara de ser agredido por um segurança do Tribunal Regional do Trabalho”, contou.
 
Souza fora ao ministério obter uma segunda via de sua carteira de trabalho e surpreendeu com a demora na concessão do documento. Decidiu, então, entrevistar algumas das pessoas na fila e fazer uma reportagem sobre o assunto. Foi então abordado pelo segurança que viria a agredi-lo.
 
O jornalista decidiu registrar queixa na Superintendência da Polícia Federal.
 
* Com informações dos jornais O Dia e Correio do Brasil.