07/03/2016
O jornal turco Zaman, crítico ao presidente Recep Tayyip Erdogan, publicou neste domingo (6) sua primeira edição desde que foi colocado sob tutela judicial, adotando uma linha editorial a favor do governo.
A primeira página da publicação exibe um artigo sobre um projeto de construção de uma ponte que unirá as partes asiática e europeia de Istambul e uma foto de Erdogan dando a mão a uma idosa. A imagem foi usada para informar que o chefe de Estado receberá mulheres nesta semana, por ocasião do Dia da Mulher.
À agência de notícias AFP, um jornalista explicou que a equipe está sem internet e não pode utilizar o sistema para publicações. “A edição deste domingo não foi feita pelos funcionários”, revelou.
A intervenção do governo no jornal ocorreu na última sexta-feira (5/3). A nova administração, nomeada pelas autoridades turcas, demitiu o chefe de redação, Abdülhamit Bilici.
O grupo Zaman, também proprietário da agência de notícias Cihan e do jornal em inglês Today’s Zaman, é conhecido por suas posições próximas ao imã Fethullah Gulen, inimigo número um de Erdogan após um escândalo de corrupção que atingiu as altas esferas do Estado, em 2013.