04/04/2016
O site Rede de Jornalistas Internacionais postou que, em meio a todas as más notícias sobre modelos de negócio para o jornalismo de alta qualidade, o jornal espanhol eldiario.es mostra que o bom jornalismo pode ser um ótimo negócio. Seu fundador e CEO, Ignacio Escolar, anunciou que a publicação terminou 2015 com uma receita de US$ 2,6 milhões, um aumento de 33 por cento no ano, e um lucro de US$ 235.000.
O texto destaca que, embora a publicação digital seja gratuita, os seus 14.500 “parceiros” (sócios) pagam pelo menos US$ 66 por ano para ter acesso às notícias algumas horas à frente de todos os outros, bem como página sem anúncios, descontos e convites para eventos.
A publicação acrescenta que esses parceiros trouxeram cerca de um terço das receitas dos eldiario.es. “E eles nos permitem continuarmos independente”, disse Escolar em seu comunicado. Embora a publicidade traga mais receita, nenhum anunciante chega perto de trazer o que os parceiros trazem, então ninguém tem poder suficiente para influenciar decisões editoriais, disse ele.
Escolar, 40 anos, trabalhou em televisão e como editor fundador do jornal diário El Publico antes de lançar eldiario.es, em 2012, com US$ 440.000 e um punhado de jornalistas de espírito independente.
A equipe cresceu para 54 funcionários e eles ganharam uma reputação de jornalismo investigativo que revela a corrupção entre as elites políticas e empresariais, que tradicionalmente têm sido protegidas por uma imprensa complacente.
O site Rede de Jornalistas Internacionais acrescenta que um dos principais furos do eldiario.es mostrou como dezenas de membros do conselho de uma empresa falida de poupança e empréstimos que recebeu uma ajuda do contribuinte de US$ 25 bilhões estava usando os cartões de crédito da empresa para bens de luxo, férias pessoais e outras despesas não-comerciais, ignorando o fato de cometerem transgressão de gestão.