26/05/2017
O fundador e presidente da empresa Amazon doou um milhão de dólares a uma associação de defesa da liberdade de imprensa que faz valer os direitos dos jornalistas.
O Comité de Repórteres para a Liberdade de Imprensa financia a defesa em tribunal de jornalistas que são alvo de processos movidos pelos governos para que revelem as suas fontes.
Promove também o acesso a documentos que as administrações mantêm classificados ou inacessíveis, invocando uma lei de liberdade de informação de 1966.
É o maior donativo já recebido de um particular pela organização, que angariou no total 1,9 milhões de dólares num jantar de gala em Nova Iorque.
Jeff Bezos é proprietário do jornal Washington Post, que comprou por 250 milhões de dólares em 2013.
O Comitê de Repórteres pela Liberdade de Imprensa anunciou que Jeff Bezos, CEO da Amazon e dono do jornal Washington Post, fez uma doação de US$ 1 milhão à entidade, maior donativo que já recebeu em 46 anos de existência.
“Esse presente generoso nos ajudará a continuar crescendo, a oferecer apoio jurídico e educacional a muitas outras organizações jornalísticas e a expandir nossos serviços a jornalistas independentes, redações sem fins lucrativos e documentaristas”, disse David Boardman, presidente do Comitê de Repórteres.