08/04/2010
Um estudo divulgado pela Zenith Optimedia mostra que a Internet ultrapassou as revistas em faturamento e é apontada como a terceira maior mídia em escala global. Segundo a pesquisa, a rede online conquistou investimentos na ordem de US$ 55 bilhões em todo o mundo, valor que representa 12,6% da verba total publicitária do planeta.
De acordo com a pesquisa da Zenith Optimedia, a rede online fica atrás apenas da televisão, que registra um faturamento publicitário equivalente a 39,4%; e dos jornais, cujo percentual é de 23,1%. Em quarto lugar aparecem as revistas, com 10.3%.
Para os analistas a previsão é de que até o ano de 2012 a internet se aproxime dos jornais, quando deverá atingir o share de 17,1% do bolo publicitário, ou seja, um faturamento de US$ 83,9 bilhões. Projeta-se que neste período os jornais devam atingir a marca de US$ 95, 4 bilhões, o que equivale a 19,4% dos investimentos; e a participação da televisão será de US$ 199,7% bilhões (40,6%).
Em relação ao mercado publicitário, a Zenith Optimedia faz uma projeção de crescimento de 2,2% em 2010 em comparação a 2009, ano que houve uma queda de quase 10%. Há uma perspectiva de que os investimentos cheguem a US$ 456 bilhões em todo o mundo neste ano. Em 2011 o mercado poderá crescer mais 4,1%, e outros 5,3% em 2012.
Uma pesquisa anterior da Zenith Optimedia demonstrou a possibilidade de crescimento mundial de apenas 0,9%,. O que aponta que houve uma revisão para cima no segundo relatório, quando o primeiro indicava para baixo as expectativas.
Analisando o estudo por regiões, a América Latina aparece com destaque, uma vez que depois de um ano registrando um crescimento baixo de 0,4%, em 2010 tem uma projeção de alta de 9,3%, o equivalente a uma movimentação de cerca de US$ 33 bilhões, tendo ainda com possibilidade de chegar a US$ 38 bilhões daqui a dois anos.
Curiosamente, de acordo com o relatório, a região que atravessa mais dificuldades é a América do Norte, onde o mercado publicitário esta ano deverá fechar com dividendos 2% abaixo que em 2009. Enquanto isso, o mercado europeu deverá crescer 0,4%; a Ásia crescerá na ordem de 5,9%. Diz o estudo que se o Japão for retirado da lista asiática, o índice salta para 10%, o que colocaria a região como a melhor de 2010.
* Com informações da Adnews.