Iara Cruz é a nova Diretora de Cultura da ABI


29/08/2023


O Conselho Deliberativo da ABI confirmou, na sua reunião desta segunda-feira (28), a indicação da companheira Iara Cruz para diretora de cultura, no lugar de Maria Luiza Busse, que renunciou ao cargo.

Iara Cruz aprendeu a fazer TV com João Loredo, produzindo e fazendo assistência de direção para o programa Os Astros, com Grande Otelo. No teatro, já produziu diversos espetáculos, entre eles, A Morta, de Oswald de Andrade; A Revolta da Cachaça, de Antonio Callado, Pedro e o Capitão, de Mario Benedetti; participou dos grupos Nós é que bebemos, teatro de revista; e, Estúdio 9, teatro infantil. Em Quem tem medo de Nelson Rodrigues, dividiu o texto com Neila Tavares, atuou como atriz e foi a voz da trilha sonora, premiada no Festival de Varadero. Essa peça foi gravada e transmitida pela TVE, como especial de fim de ano. Nos 18 anos da morte de Torquato Neto, fez uma série de intervenções em homenagem ao poeta, na Casa de Cultura Laura Alvim, com peça de teatro, show musical, exposição, debates, etc. No cinema teve a honra de trabalhar com Alex Viany em A Noiva da Cidade e outros. Nos últimos anos tem se dedicado a fazer documentários e especiais, como Brasil Negro, Mulheres Negras, História das Constituições brasileiras (série), O Palácio Tiradentes na História do Brasil e outros.

O Conselho Deliberativo aprovou também as indicações dos companheiros Gabriel Romero, Luiz Guilhermino e Maria Inês Nassif para o Conselho Consultivo, em substituição a Ivan Proença e Davit Fichel, que foram eleitos para o Conselho Deliberativo, e Lia Ribeiro Dias, que assumiu a diretoria de Tecnologia e Inovação.

Para a Comissão da Reforma do Estatuto foram aprovados os nomes dos conselheiros Gabriel Romero e Henrique Brandão. O Conselho aprovou também os nomes de três novos associados efetivos: Alexandre Elias Galvão, Emerson Pires Menezes, Simone Lopes Ribeiro.

A Diretoria da ABI deseja sucesso para a nova diretora de Cultura e os novos conselheiros consultivos.