Homenagem aos jornalistas ganha defesa pela aprovação da PEC do Diploma


12/04/2023


Por Salomão de Castro, conselheiro da ABI, com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Ceará

A Assembleia legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na terça-feira (11/04), sessão solene para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado anualmente em 7 de abril. A solenidade, promovida no Plenário 13 de Maio, contou com a presença de parlamentares e profissionais de comunicação do Ceará.

Compuseram a mesa a deputada estadual Dra. Silvana (PL), que presidiu a sessão, a deputada Larissa Gaspar (PT) e o deputado Guilherme Sampaio (PT), autores do requerimento que originou a homenagem; assim como os parlamentares De Assis Diniz (PT), pastor Alcides Fernandes (PL) e Almir Bié (PP), subscritores da solicitação; além de Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), integrante da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos; e Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

A deputada Larissa Gaspar destacou a importância da categoria na atuação em defesa da democracia e do acesso à informação. Segundo ela, a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, e o acesso à informação são direitos fundamentais e não podem ser negados e têm de ser assegurados aos profissionais de imprensa.

Para Dra. Silvana, a atuação jornalística deve estar intrinsecamente ligada à ética, servindo de instrumento para a superação dos desafios enfrentados na sociedade. “Confiamos que os jornalistas sejam paladinos da verdade e da justiça, asseguradas pela retidão ética em seu cotidiano profissional”, declarou. Ela fez um histórico da atuação dos jornalistas no Brasil, relatando inclusive como se deu a fundação da ABI, há 115 anos.

O deputado Guilherme Sampaio enfatizou a essencialidade do papel dos jornalistas no atual contexto social de abundância de informação propiciada pelo advento da internet. “A gente nunca precisou tanto do jornalismo, como nesse universo multifacetado de fontes de informação como esse que nós vivenciamos”, disse.
Bandeira histórica.

Já entre os homenageados que usaram a tribuna, a presidente da Fenaj, Samira de Castro, cobrou a aprovação da “PEC do Diploma” pelo Congresso Nacional. Já aprovada pelo Senado Federal, em 2012, a matéria aguarda votação na Câmara dos Deputados. “Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que dispensou a necessidade de diploma para o exercício da profissão, houve uma precarização do trabalho, fortalecida pelo discurso de ódio destinada ao jornalismo profissional”, destacou.

O jornalista Renato Abreu, da TV Assembleia, reforçou a defesa da aprovação da PEC do Diploma. Renato ressaltou ainda as provações que o jornalismo enfrentou ao longo da história. “O jornalista tem que ter compromisso com a verdade, tem que ser refém do fato. Você combate fake news é com os fatos”, pontuou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce)e também diretor da Fenaj, Rafael Mesquita, convidou os companheiros de profissão para unirem-se em prol de novas conquistas e patamares. “O momento é de esperança para que nós possamos reconstruir a atividade profissional dos jornalistas e o jornalismo no Brasil”, completou.