24/01/2023
Por Erika Werneck, conselheira da ABI
Cantos indígenas
Cantando as culturas indígenas, publicado em 2013 pela Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena, em parceria com comunidades indígenas do Nordeste e a ONG Thydêwá, agora está em meio eletrônico e gratuito, disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional .
“Na musicalidade de cada povo vive a memória de cada identidade” , frase que apresenta o trabalho , revela a força com que a música está presente nas tradições dos indígenas, não só em comemorações e festas ou na exaltação à natureza, mas também em momentos de dor e sofrimento e em louvores à espiritualidade e dos ritos. Cantando as culturas indígenas mostra também a dimensão pedagógica dos cantos que professoras e professores indígenas lançam mão como metodologia de ensino, e descreve como os cantos se inserem na aprendizagem escolar indígena.
Os cantos estão em idioma nativo de dois troncos linguísticos, o Tupi e o Macro-Jê, mas também há cantos indígenas na língua portuguesa o que, segundo Nhenety Kariri-Xocó, que assina a apresentação, é “resultado da presença da Companhia de Jesus no Nordeste, que proibia as práticas culturais dos povos das Américas”. Para Tânia Xucuru-Karir, autora de um dos textos do livro, os cantos indígenas na língua portuguesa “ajudam a passar nossas mensagens entre nós, indígenas, e também para os não-indíos”. Cantando as culturas indígenas faz parte da coleção Índios na visão dos índios.Casa da Leitura Biblioteca Nacional O link para download é
Cantando as culturas indígenas faz parte da coleção Índios na visão dos índios. Casa da Leitura Biblioteca Nacional O link para download é https://www.thydewa.org/downloads1/
Segue também o clipe Canto Final, de Marlui Miranda, compositora, pesquisadora, produtora, intérprete e especialista em música de etnias indígenas.