Hoje é Dia de Livro


22/11/2022


Por Érika Werneck, conselheira da ABI

Proust e as Artes

Acaba de chegar às livrarias brasileiras Proust e as Artes, de Roberto Machado, um estudo sobre a presença da pintura e da música nos sete volumes de Em busca do tempo perdido, a obra prima de Marcel Proust.  O lançamento, neste mês de novembro, coincide com o centenário da morte do escritor francês (1871-1922).

Após estudar, por mais de 10 anos, a obra de Proust, Roberto Machado não viu seu livro ser publicado, o último de uma extensa lista. Pernambucano, nascido em Recife, o filósofo, pesquisador e ex-professor da UFRJ, Roberto Machado concluiu Proust e as Artes pouco antes de sua morte, em maio de 2021, aos 79 anos de idade.

Proust e as Artes resulta, em grande parte, da reflexão de um grupo de estudo liderado por Roberto Machado sobre o autor, e nele analisa como personalidades artísticas reais ou imaginárias circulam pelos sete volumes que compõem Em busca do tempo perdido, e induzem a uma reflexão estética. E é esse, segundo o próprio Roberto da Machado, o objetivo principal de seu livro: “…mostrar que há na

Recherche uma estética, no sentido de uma reflexão sobre a contemplação estética e a criação artística, que faz parte da própria criação literária de Proust.”.  E mais: “também mostrar que essa estética está intrinsecamente ligada a uma metafísica, ou a uma ontologia, pois (Proust) considera que a verdadeira arte deve dar conta da essência da realidade”. Editora Todavia.