12/07/2024
Por Rafael Ciscati, em Brasil de Direitos
A plataforma Brasil de Direitos, site de notícias e debates impulsionado pelo Fundo Brasil, acaba de lançar a segunda edição do seu Guia de Fontes.
A publicação reúne informações sobre o trabalho realizado por mais de 130 organizações do terceiro setor atuantes no país todo. Traz também seus dados de contato.
Elas foram divididas em 12 diferentes temáticas: dos direitos das crianças e adolescentes à promoção do trabalho digno; do combate ao racismo à agenda socioambiental. São, na sua maioria, organizações de base, cujos ativistas vivenciam, no seu dia a dia, as violações de direitos que combatem.
Ao longo dos últimos anos, esses grupos foram parceiros de produção de conteúdo da Brasil de Direitos. Deram entrevistas, publicaram artigos de opinião e compartilharam, conosco, suas visões acerca de temas urgentes para o país. Construíram a Brasil de Direitos conosco, cobrando que a plataforma fosse cada vez mais plural — e, por isso mesmo, melhor.
O Guia de Fontes da Brasil de Direitos foi inicialmente pensado para auxiliar o trabalho de jornalistas, mas deve interessar a uma vasta gama de profissionais. Seu lançamento acontece em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), cujo 19º Congresso Internacional contou com apoio da BD.
Nas palavras de Ana Valéria Araújo, diretora executiva do Fundo Brasil, o Guia de Fontes da Brasil de Direitos é, a um só tempo, instrumento de trabalho e convite. “No cotidiano corrido da busca pela notícia, que ele seja um repositório de contatos capaz de encurtar a distância entre repórteres e as histórias que precisam ser contadas”, afirma. “Mas que ele seja também um estímulo para que você conheça o trabalho de pessoas e organizações que se empenham para expandir os limites da democracia, em favor de todas e todos nós”
Baixe aqui a edição!