A visita de Estado do presidente Ernesto Geisel a Londres, de 4 a 7 de maio de 1976, representou um marco nas relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. Foi a primeira viagem oficial de um presidente brasileiro em exercício àquele país, realizada, protocolarmente, em retribuição à visita da rainha Elizabeth II ao Brasil, no conturbado ano de 1968. Porém, havia muito mais em jogo. O intervalo de quase oito anos entre as duas visitas abrange dois momentos cruciais e simultâneos da ditadura brasileira: o chamado “milagre econômico” e os “anos de chumbo”.
De um lado, o crescimento econômico do Brasil despertava o interesse de investidores e de empresas fornecedoras de equipamentos, serviços e armamentos do Reino Unido. De outro, o período de maior repressão do regime que se seguiu ao golpe civil-militar de 1964 gerava grande preocupação em organizações internacionais de defesa dos direitos humanos.
É nessa tensão, portanto, entre valores comerciais e econômicos e valores humanos que está o ponto central deste livro – Geisel em Londres – a visita de Estado em 1976 e a questão dos direitos humanos, do jornalista Geraldo Cantarino, conselheiro da ABI, que mora em Londres.
Resultado de pesquisas em arquivos brasileiros e ingleses, a obra revela os bastidores dessa polêmica visita de Geisel, alvo de duras críticas, moções de repúdio, boicotes e protestos contra a brutalidade do regime militar brasileiro, na época, já vigente há 12 anos. Prefácio da jornalista Jan Rocha. O lançamento será no dia 13 de novembro, das 17h30 às 20h00, na Blooks Livraria – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói.
Em pré venda aqui no site da Mauad.
Nesta quarta-feira (01/11), às 20h, Cantarino será o entrevistado do Programa Toque do Coletivo Alvorada, quando, pela primeira vez, vai falar sobre a pesquisa que deu origem a este livro, realizada em arquivos brasileiros e ingleses.
Veja aqui.
https://www.youtube.com/live/hdBuK2BWSc8?si=_QsMJaxVNaywBxlM