Foram anunciados na noite dessa terça-feira (5/12) os vencedores do Prêmio FEAC de Jornalismo 2017. A iniciativa, que comemorou 20 anos de realização ininterrupta, reconheceu as reportagens que melhor representaram a temática proposta em 2017: Organizações da Sociedade Civil: solidariedade, voluntariado e bem-estar social.
Foram entregues prêmios aos vencedores em 14 categorias, sendo seis delas nacionais e oito exclusivas aos profissionais da Região Metropolitana de Campinas, onde a instituição está instalada. Além de valorizar o trabalho dos participantes, o Prêmio Fundação FEAC evidencia, por meio das reportagens, os problemas que afligem a sociedade e, especialmente, destaca as possíveis soluções e projetos propostos pela própria comunidade que reúne esforços em nome do bem comum.
O concurso contou neste ano com patrocínio máster do Iguatemi Campinas e apoio da Fundação Educar DPaschoal, Associação Campineira de Imprensa (ACI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – Regional Campinas. A iniciativa contou também com a parceria deste Jornalistas&Cia na divulgação e na composição da Comissão de Seleção.
Confira a lista com os ganhadores:
Região Metropolitana de Campinas (RMC)
- Grande Prêmio: Carol Rodrigues, da CBN Campinas, com a matéria Suicídio – É hora de falar em prevenção.
- Fotojornalismo: José Eduardo Fortes, da Carta Campinas, com a imagem Grupo ajuda mulheres a se libertarem de situações e relacionamentos destrutivos.
- Jornalismo Online: Fernando Evans, do G1 Campinas, com a matéria Ensaios valorizam força e beleza de mulheres amputadas.
- Mídia Impressa: Carlo Carcani Filho, do Correio Popular, por Uma raquete, uma bolinha.
- Televisão: Giulia Cirilo Silva, da EPTV, pela reportagem Pedro Leonardo conhece voluntários que dedicam o tempo para ajudar o próximo.
- Cinegrafista: Marcelo Ávila, da Band Campinas, com a reportagem Apadrinhamento Afetivo.
- Assessoria de Imprensa: Silvia Perez, com A felicidade de contribuir para a transformação social das pessoas.
- Produto Universitário: Ana Letícia Lima, com A dança inclusiva como forma de terapia e superação.
Nacional
- Jornalismo Online: Edison Veiga, do Portal Estadão, com a reportagem A cidade que acolhe.
- Mídia Impressa: Alice de Souza, do Diário de Pernambuco, com Um por todos e todos por um.
- Rádio: Janaina de Oliveira Silva, da Agência Radioweb, por Voluntariado altera rumo da criminalidade em favelas.
- Televisão: Lucas Duarte Matos, da TV Rede Liberal, de Belém, com a reportagem Sacola Viajante.
- Cinegrafista: Moacir Aragão, da TV Cabo Branco, de João Pessoa, com Escola com ensino inovador.
- Fotografia: Bruno Alencastro, de Zero Hora, de Porto Alegre, recebeu o prêmio com a foto O encontro de dois super-heróis.